A importância dos sentidos para o Marketing

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A importância dos sentidos para o Marketing

Como os sentidos são explorados na comunicação com os consumidores

A diferença do ser humano é a sua capacidade de gerar significado para tudo. As roupas não são somente para se proteger do frio ou do calor, os carros não são apenas para transporte rápido, celulares não são apenas para comunicação. Dolce&Gabbana, Ferrari e iPhone nos ajudam a entender isso rapidamente!

Vamos para uma questão mais técnica e já voltamos para o grande “quê” da questão:

O ser humano cria distinções e se agrupa ou desagrupa em função delas. E, para conseguir criá-las, faz uso de uma cadeia complexa de percepções, que passam por receptores de estímulo, processamento do estímulo com base nas experiências anteriores e, finalmente, a resposta, devolvendo ao ambiente o resultado final desse processamento.

Ufa! Agora que já passamos por essa parte, vamos para um ponto mais prático, o mercadológico.

Com base nestes fatos sobre estímulo, processamento e resposta, as empresas e seus departamentos de marketing desenvolveram ferramentas, como os anúncios visuais, para que seus produtos fossem bem aceitos e, consequentemente, comprados pelas pessoas, que passaram a ser chamadas carinhosamente de “consumidores”.

A ideia deu tão certo que veio sendo aprimorada e replicada até os dias de hoje. Milhares de anúncios tomaram as ruas. Estímulo visual aos montes. Aí começaram a fazer o mesmo com os demais sentidos. Marketing de experiência para explorar o tato, o olfato, paladar. E um dos que foram massivamente explorados foram os que uniram a visão e a audição: os vídeos.

A combinação sincronizada de imagens que se movem e sons, músicas e efeitos, é um dos principais ativos das empresas para se destacarem e chamarem a atenção neste mundo coberto por anúncios sem diferenciais claros.

A sensibilidade de captar os sentimentos humanos e convertê-los em roteiro, que ganharão vida através de pessoas reais, atores ou personagens em 3D, associados a uma trilha sonora, tem o poder de mobilizar todos esses neurotransmissores e encaminhar as pessoas ao ponto de venda.

Por outro lado, caso esse trabalho não seja bem feito, ou seja, se o roteiro ou a ideia não forem criativos ou sensíveis o suficiente, se a qualidade da captação das imagens não combinar com o que as pessoas esperam, se o áudio/música estiverem em descompasso com o que a parte visual está transmitindo, o resultado pode ser o inverso do esperado. Por isso é importante contar com um time mais experiente para conduzir esse processo e despertar corretamente o sentido do seu público-alvo para então, trazer a resposta que todos esperam ao produzir esse tipo de material: a preferência do público e, consequentemente, as vendas.

Que tal valorizar a importância dos sentidos dos seus potenciais clientes e ter resultados surpreendentes?

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