Experiência de compras pelo Instagram


A ferramenta de marcação para compras no Instagram, antes disponível apenas nos Estados Unidos, agora está disponível em mais países, como Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e o Brasil, que agora também contam com o recurso.

 

 

A experiência transforma a foto em uma vitrine, onde o usuário consegue visualizar detalhes, legendas e até o preço do produto. Há também um link que leva o usuário diretamente para o site, onde ele poderá comprar o produto anunciado. Neste modo, cada publicação terá um ícone no canto inferior esquerdo que disponibiliza esses detalhes ao usuário. As informações só aparecerão após o clique.

 

A novidade possibilita uma conexão maior com o cliente, indo além da inspiração e aproveita o momento em que as compras via mobile estão em ascensão. A facilidade e agilidade no processo de compra são outro ponto positivo e as publicações podem ser vistas de forma orgânica (por enquanto), navegando pelo feed.

 

Para a empresa, o recurso também é muito fácil e simples. O processo é muito semelhante a marcar uma pessoa em uma publicação. São permitidas até cinco marcações por foto ou até vinte por carrossel. Filtros e legendas continuam disponíveis.

 

Não há restrições quanto ao tamanho da loja e nem ao número de seguidores. A novidade pode ser usada tanto por grandes ou pequenas empresas.

 

As marcas também podem utilizar dados e métricas, como quantas pessoas clicaram no botão para compra ou para obter mais detalhes do produto. Avaliando o desempenho, as empresas podem criar conteúdos específicos e mais relevantes para cada público.

 

Entretanto o novo recurso não está disponível imediatamente. É preciso solicitar e aguardar a aprovação do Instagram, que demora alguns dias. Mas antes é preciso que a conta já esteja convertida em um perfil comercial e que os produtos atendam a política comercial da rede social. Ainda é preciso que o perfil esteja conectado a uma página no Facebook, que contem com um catálogo no Gerenciador de Negócios, seção Loja ou por meio das plataformas Shopify ou BigCommerce conectadas à rede. Após a aprovação, o Instagram manda uma notificação e o recurso pode ser ativado nas “configurações” do app.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.