eSports e a mídia tradicional


eSports e a mídia tradicional

O estádio lotado. Torcedores ansiosos pelo jogo que vai começar. Competidores concentrados no que vem pela frente. A adrenalina domina o ambiente.

O que te lembra essa descrição? Uma estádio de futebol ou de basquete em final de campeonato? Pode até ser, mas estamos falando de jogos online.

Isso mesmo. Jogos online vem ganhando multidões de jogadores e admiradores e lotando até estádios para suas acirradas partidas. Os eSports, como são conhecidos, são competições profissionais de jogos de videogame, onde os mais populares são League of Legends, DotA, Counter-Strike, Starcraft. As estimativas são que esse mercado chegará a valer US$     1,5 bilhão de dólares em 2020, e devem ser reconhecidos oficialmente como competição nos jogos asiáticos de 2010. Está bom ou quer mais? 😉

Basicamente, os eSports são divididos nas seguintes categorias:

– Moba: o mais popular do mundo, abrange grandes jogos como League of Legends, DotA 2, Heroes of the Storm, Heroes of Newerth e Smite

– Futebol: ainda não existem grandes campeonatos mundiais, mas torneio de FIFA e PES possuem um enorme alcance

– EVO (Evolution Championship Series): é um campeonato de lutas que acontece todos os anos em Las Vegas e possui astros famosos. Os principais jogos são Ultra Street Fighter, Mortal Kombat X, Super Smash Bros. Mellee, Killer Instinct e Tekken 7

– Cartas: os tradicionais jogos de cartas também tem seu lugar ao sol nos torneios online. O mais líder de marcado é o Hearthstone: Heroes of Warcraft, da Blizzard

Ok, já entendemos a força desse tipo de competição, mas ainda é um mercado de nicho. Será que essa febre vai chegar também no público geral?

Isso já está acontecendo. Aos poucos, as emissoras de televisão estão encontrando formas de transmitir esse jogos para o mainstream. Nos EAU, por exemplo, a TBS transmitiu diversos eventos da ELEAGUE nos últimos 12 meses, enquanto a BBC 3, do Reino Unido, cobriu a Elite Series, liga local de competições de diferentes modalidades de jogos.

O desafio das emissoras é tornar essas transmissões mais interativas, característica principal desses jogos online, onde os jogadores criam verdadeiras redes de comunicação social entre si.

 

Como você acha que os meios tradicionais de comunicação podem deixar os eSports mais interativos e interessantes para o público geral? Conta pra gente nos comentários!

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