Erros comuns no Marketing Digital


A chegada do Marketing Digital modificou ligeiramente a maneira de consumir informação e entretenimento. O surgimento de novas tendências faz com que conceitos e técnicas se atualizem constantemente. Mídias sociais, SEO, Big Data, taxa de conversão e influenciadores (saiba mais aqui)  já foram algumas tendências que se tornaram realidade.

 

A rapidez dessas mudanças faz com que técnicas e planejamentos tenham que ser revistos e, por vezes, atualizados constantemente. Assim como as campanhas de marketing digital. Os erros são, por vezes, uma boa maneira de compreender e aprender  a melhor forma ou técnica.

 

Saber quais erros são comuns e como evitá-lo irá economizar recursos e tempo, além de ajudar a alcançar os resultados mais rápido. Aqui separamos os dez erros mais comuns do Marketing Digital:

 

Não ter metas definidas

Um dos maiores erros de uma campanha digital é não ter claro os objetivos. Para acompanhar o desempenho da ação, é necessário definir previamente as metas (número de cliques e visualizações, aumento do número de vendas, leads, cadastro, etc.). Foque em métricas que realmente trarão algum resultado para a empresa. Atente-se também à especificidade de cada mídia. Site, Facebook e Instagram podem trazer ótimos resultados, mas provavelmente cada um terá uma ação distinta.

 

Não mensurar os resultados

Outro passo fundamental é verificar o resultado. Sem ele, sua campanha fica vazia e sem sentindo. Com o término da campanha, crie um relatório destacando os objetivos alcançados e pontos positivos.

 

Não conhecer o seu público

A campanha, assim como toda a comunicação, deve estar focada e adaptada para o seu público-alvo. Você deve saber sua idade, gostos e intenções para criar o conteúdo baseado nesses interesses. Assis, sua estratégia se torna mais assertiva e suas metas serão alcançadas mais facilmente.

 

Desmerecer o mobile

Já falamos por aqui (“YouTube na TV ou a TV no YouTube?” link) a importância e o crescimento do celular. Inclusive a plataforma se tornou a maior em consumo e tempo despendido em entretenimento digital. Com isso, é imprescindível um site compatível com todos os dispositivos mobile.

 

Não ter conteúdo relevante

O material produzido deve, antes de qualquer coisa, ser útil e possuir informações relevantes para o consumidor. Não adianta produzir enormes textos superficiais que não possuam conteúdo relevante.

 

Esquecer da revisão

A revisão, muitas vezes desconsiderada, é uma das etapas fundamentais para o sucesso do projeto. Isso porque ela inclui tanto a comunicação, palavras-chave, imagens e logotipos, além de testes em links e e-mail marketing.

 

Não investir em e-mail Marketing

Há diversos canais de Marketing Digital, mas sem dúvidas, o e-mail marketing é um de extrema importância. Apesar de parecer um pouco ultrapassado (o que é um grande engano), o e-mail continua sendo um meio de aproximação e contato entre empresa e clientes, sendo o canal de comunicação preferido para grande parte dos consumidores.

 

Não investir em Mídias Sociais

As Redes Sociais, além de um canal de transmissão de conteúdo, são também um excelente meio de relacionamento e diálogo com o público. Invista, além das campanhas, no atendimento personalizado, respondendo a perguntas, sanando dúvidas e, quem sabe até, transformando a rede em um SAC.

 

Não investir em Vídeos

Investir em vídeos é sinônimo de sucesso. E os motivos são vários: a demanda crescente, prioridade de visualização, alta taxa de retorno, melhora no website, etc. Mas mais importante do que investir neles, é essencial a qualidade.

 

Não investir em novos produtos

As empresas estão investindo cada vez mais em novas tecnologias e tendências, já que seu potencial é enorme. Tanto que a Realidade Virtual já está presente em diversas campanhas de marcas (confira aqui). Então não deixe de conferir as próximas tendências (Tendências de marketing para ficar de olho em 2018) e verificar como a sua empresa pode utilizá-las.

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