Entendendo o que é o posicionamento de marca

o que é o posicionamento de marca

Entendendo o que é o posicionamento de marca

Um passo vital para destacar, de verdade, a sua empresa

Todos nós temos algumas marcas fixadas em nossas mentes, seja por participarem mais ativamente de nossas vidas, por serem nossas “queridinhas” ou por verdadeiramente acreditarmos nelas. Pode parecer apenas sorte ou acaso, mas isso significa que elas souberam construir um bom posicionamento de marca.

Se posicionar bem é, basicamente, quando uma marca consegue ser lembrada e percebida pelo seu público. Podemos até dizer chamar atenção, mas não com uma ação ou um produto específicos. O posicionamento é uma estratégia de branding para conquistar aquele lugar especial no coração e na mente do consumidor, se tratando de um plano comunicacional de toda empresa.

Para construir o posicionamento da marca, é preciso saber quem é exatamente o seu público, quais são as suas dores, como o seu produto resolve seus problemas, qual a sua proposta de valor, seus diferenciais e como você quer que sua marca seja reconhecida. Considerando-se que 64% dos consumidores citam os valores em comum com uma marca como o principal motivo para se relacionar com ela, é importante ter todos esses pontos estabelecidos para poder costurá-los por meio de uma estratégia de comunicação que represente o que sua marca acredita e defende.

Talvez o maior exemplo de posicionamento correto de uma marca seja a Coca-Cola, quando começou a vender uma experiência, não apenas um produto, fazendo parte do dia a dia e da vida das pessoas. Ainda no mundo dos refrigerantes, um case brasileiro é o nosso amiguinho Dolly, que começou com publicidades mais simples e um tanto quanto mal feitas, virando um meme e uma piada. A grande sacada da empresa foi se apropriar da comédia e aproveitar a oportunidade para se promover!

O Dollynho voltou. Conheça a vida particular do nosso amiguinho. -  Plugcitários

A Havaianas também se reposicionou, nos anos 90, para acompanhar a tendência entre seu público. A empresa deixou de produzir apenas uma opção, a clássica sandália branca e azul, para lançar 40 cores diferentes. Pelo mesmo caminho foi a Melissa, de vendedora de sapatinhos infantis a uma verdadeira lançadora de tendência mundiais. O Clube Melissa é um exemplo de como seu público é verdadeiramente fã da marca!

Melissa | Site Oficial

Então, para um bom posicionamento de marca, não basta apenas vender um excelente produto ou serviço. É necessário vender ideias, valores e propósitos, garantindo que sua marca seja associada ao que importa para as pessoas e ficando, de vez, marcada!

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