Qual a duração ideal de um vídeo em cada plataforma?

Já falamos aqui dezenas de vezes da importância de se produzir vídeos na internet e do quanto eles aumentam a taxa de engajamento e vendas.

Porém, engana-se quem pensa que vídeo é vídeo e basta fazer um para ser replicado em todas as plataformas. Não é bem assim.

Cada rede social possui uma característica diferente e gera um comportamento diferente nos usuários. E, como as pessoas não se comportam igual e não têm o mesmo objetivo dentro de cada uma delas, é claro que a forma de consumir conteúdo também muda – e é aí que você precisa estar atento para não errar a mão!

Listamos abaixo as principais redes sociais e o tempo ideal de duração de um vídeo em cada uma. Assim, você consegue produzir vídeos certeiros para cada plataforma e atingir seus clientes de maneira positiva e eficaz!

Facebook

Pense em como e onde você consome Facebook. Na fila do banco, no trânsito, enquanto espera o elevador. A rede social é de consumo rápido, onde o usuário não está prestando tanta atenção.

Por isso, um vídeo postado nessa rede tem que ser direto, breve e atrativo. A duração ideal é de 1 minuto – e é bom caprichar no roteiro para passar a informação que você precisa sem depender de narração/locução/música, já que a maioria dos usuários assiste a vídeos no Facebook no mute, justamente por estarem, na maior parte das vezes, em locais públicos.

Instagram

Diferentemente do caso anterior, a rede social mais amada do Brasil é a plataforma da imagem. É onde as pessoas entram para apreciar e consumir conteúdo. É onde a estética tem vez. Não à toa, é a rede que mais apresenta engajamento em fotos!

Porém, nem tudo são flores. Por ser focada em conteúdo visual, o Instagram é uma rede de fácil navegação e rolagem rápida, ou seja, as pessoas passam o feed “voando”! Então, se quiser chamar atenção com um vídeo, produza um conteúdo bem interessante, breve e com uma estética caprichada com até 30 segundos de duração.

Instagram Stories

A sacada de vídeos curtos e que expiram em 24 horas veio do Snapchat. Nos stories, as pessoas estão lá para acompanhar os “bastidores” do feed. Geralmente, também estão com mais tempo disponível para ver todo o conteúdo e prestar atenção.

Você, como empresa, pode aproveitar para mostrar o dia a dia do seu negócio, eventos que participa, curiosidades de insider, como despacho de produtos e organização de estoque, enfim! Mas lembre-se que, se ficar chato ou desinteressante, basta um simples toque na tela para o usuário sair do seu perfil… Então, capriche naqueles 15 segundos!

YouTube

É uma plataforma onde as pessoas passam mais tempo consumindo conteúdo em vídeo. Dependendo do nicho, vídeos de 10, 20, 40 minutos ou 1 hora fazem a alegria do público, que separou uma parte do seu precioso tempo para se dedicar a assistir aqueles de quem gosta – mas isso varia muito de caso para caso.

O ideal é apostar em vídeos de até 2 minutos. Mesmo se você tem um conteúdo que renderia mito mais tempo, é melhor separar em mais vídeos e sentir o retorno da audiência – até para não prejudicar a taxa de retenção do vídeo!

Com o tempo e o feedback, você pode sentir se deve aumentar, manter o diminuir o tempo de duração.

Twitter

É a rede social conhecida pelo seu limite de caractere, ou seja, textos curtos e diretos. E esse também deve ser o raciocínio dos seus vídeos para essa plataforma, seguindo a lógica de comportamento dos usuários dentro dela.

45 segundos de duração é o tempo ideal para um vídeo dentro do Twitter.

LinkedIn

Aqui, o tempo de duração ideal do seu vídeo tem que ser uma espécie de tentativa e erro. A recomendação varia de 30 segundos até 5 minutos, pois depende muito do nicho de mercado e profissionais que você visa atingir.

Nessa plataforma, vídeos com dicas de mercado, informações de pesquisa, troca de experiências são muito válidos. A partir daí, é preciso testar o que (e quanto) e seu público está disposto a assistir!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.