Dicas para um post aparecer no Google

dicas para um post aparecer no google

Dicas para um post aparecer no Google

Como atrair pessoas para visitarem o seu blog ou site? Essa é a grande questão de quem produz conteúdo na internet e existem diversas formas de fazer isso, como os anúncios pagos.

Porém, existem técnicas simples na hora de construir o seu conteúdo que podem te ajudar a ganhar tráfego gratuitamente. Para ser visto no Google sem gastar um centavo, é preciso que seu site ou blog siga algumas diretrizes para aparecer bem posicionado na busca orgânica.

É sempre bom lembrar que a maioria das pessoas só vai até a segunda página de pesquisa e, se não encontra o que procura, acaba desistindo ou buscando por outro termo. Por isso, é fundamental que o seu posicionamento no Google seja muito bom para aparecer já entre as primeiras pesquisas.

  • Entenda o que seu público quer

Se você quer fazer um bolo de chocolate mas não sabe a receita, a primeira coisa que faz é procurar no Google por “receita de bolo de chocolate”, certo? E o que você espera encontrar logo nos primeiros resultados? Receitas de bolo de chocolate. Se aparecer um conteúdo explicando a origem do chocolate, provavelmente o volume de acessos será baixo.

Se você quer aprender a fazer uma maquiagem com delineador, o que você faz? Procura no Google “como fazer maquiagem com delineador”. O que você espera encontrar? Alguém ensinando a fazer uma maquiagem com delineador, provavelmente um vídeo. Se aparecer um texto falando sobre as diferentes marcas de delineador que existem, provavelmente o volume de acessos será baixo.

Entenda o que as pessoas que procuram pela sua palavra-chave esperam encontrar. E não só em questão de conteúdo, mas de formato também. Às vezes, imagens são essenciais para uma determinada busca, enquanto outras requerem um vídeo. Ofereça a seu público o que ele deseja como resposta.

  • Escolha bem suas palavras-chave

Antes de sair por aí gravando dezenas de vídeos e escrevendo linhas e mais linhas de texto, você precisa saber quais são as palavras que seu público mais procura. É sempre bom se distanciar um pouco e pensar como o cliente, e não como uma pessoa especialista no assunto. Isso porque, muitas vezes, a forma como as pessoas procuram por um assunto/produto/serviço não é necessariamente pelas palavras mais específicas ou “corretas”, digamos assim.

Quem vende equipamento de mergulho, por exemplo, deve levar em conta que muita gente não procura por nadadeira, e sim por pé de pato, um termo mais popular.

Existem dezenas de ferramentas que auxiliam a descobrir as palavras-chave principais do seu negócio, como o SEMrush (uma das mais conhecidas), o Ubbersugest e o Keyword Explorer. Porém, vale uma ressalva: não use com parâmetro único o volume de buscas. Antes de ver quantidade, foque na qualidade das palavras escolhidas. Nem sempre a palavra mais buscada é a que vai gerar mais retorno para você. Às vezes, pode ser uma palavra tão genérica que as pessoas podem procurar por ela por “n” razões, e a chance de uma conversão para seu site é mínima.

Outro ponto importante para um bom ranqueamento no Google é a concorrência. Especialmente se seu site for novo, é pouco provável que você consiga disputar um lugar de destaque brigando com empresas grandes e já tradicionais nas palavras-chave mais óbvias. Vá conquistando seu espaço pelas beiradas. Concentre seus esforços nas palavras long tail, ou seja, aquelas que compõem o universo da palavra principal mas que não são tão disputadas.

Se você fizer um bom trabalho com as long tail, terá mais chances de construir uma boa base de ranqueamento para poder disputar um lugar ao sol com as principais palavras!

Dica de ouro: as long tail também podem dar boas ideias de assuntos para criar novos conteúdos! Além disso, fique de olho nos comentários das pessoas nas suas redes sociais, site, blog e plataformas de vídeo. Muitas dúvidas podem gerar excelentes conteúdos!

  • Conteúdo relevante

Depois de seguir essas dicas, você começou a produzir mais conteúdo. Mas como saber se seu conteúdo é de qualidade aos olhos do Google? Algumas métricas que o próprio Google Analytics (ferramenta gratuita e simples de ser instalada em qualquer site e blog) podem te mostrar o caminho.

Começando pelo começo, a taxa de cliques (CTR) mostra o percentual de pessoas que passaram pelo seu conteúdo na página do Google e clicaram nele. Veja bem, você só tem três possibilidades de atrair a atenção do usuário na página de busca do Google: pelo título, descrição ou URL. Caso seu site não seja tão famoso, a URL pode não ser um grande atrativo. Por isso, escolha bem seu título e capriche na meta-descrição.

Preste atenção no tempo de permanência dos usuários na página e na taxa de rejeição. Quanto mais tempo as pessoas navegam pelo seu site e interagem com ele, enviando mensagens, deixando comentários, clicando em vídeos, mais o Google entende que elas encontraram o que estavam buscando ali.

O número de páginas por visita também é um dado interessante. Se a pessoa entrou no seu site para ler um determinado conteúdo e saiu, provavelmente o restante do conteúdo não despertou interesse para que ela navegasse pelo site. Quanto mais os usuários explorarem outras páginas, mais relevante o Google percebe seu site.

  • Otimizações On-Page

Falando agora da parte mais técnica, há algumas práticas que você pode usar para deixar seu site mais amigável para o Google.

Além do título e meta-descrição, vale considerar que o Google entende como relevantes sites que tenham versão mobile, por isso, vale à pena estudar o investimento. As imagens também devem estar nomeadas de forma otimizada (alt text).

Tudo isso pode ser facilmente feito com plug-ins gratuitos, como o Yoast.

Outro macete importante é a linkagem interna, ou seja, quando você coloca links para outros conteúdos dentro do seu próprio site. Isso estimula e navegação e aumenta o tempo de permanência dos usuários. Lembra das métricas acima? Então!

 

E aí? Pronto para atrair mais tráfego no Google?

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