Dicas para ter mais views no seu canal do YouTube

mais views no seu canal de youtube

Dicas para ter mais views no seu canal do YouTube

Quer abrir um canal no YouTube mais não sabe como vai atrair as pessoas para assistirem aos seus vídeos?

Já tem um canal e quer aumentar as visualizações?

Separamos algumas dicas de como otimizar seus conteúdos em vídeo para atrair mais usuários e fazer se canal crescer. Anota aí!

Para começar, precisamos entender de onde podem vir as visualizações do seu vídeo, ou seja, por quais vias você pode encontrar usuários que queiram assistir seu conteúdo. No Analytics do YouTube, as fontes de tráfego são classificadas assim:

Externa: como o nome sugere, são visitas vindas de fora do YouTube. Vale divulgar seus vídeos nas redes sociais, listas de e-mail, colocar no seu site/blog e aparecer na busca orgânica do Google.

Recursos de navegação: quando as pessoas chegam por meio das suas páginas iniciais do YouTube ou seu feed de inscritos. Aqui, quanto mais inscritos, melhor. Por isso, é importante construir uma boa base.

Pesquisa no YouTube: é quando o usuário faz uma busca dentro da plataforma e encontra seu vídeo. Para que isso aconteça, seu vídeo precisa estar “amigável” para que o YouTube consiga ler as informações e entrega-lo aos usuários. E como fazer isso? Continue lendo 😉

Vídeos sugeridos: são aqueles que aparecem na barra lateral (desktop) ou abaixo do vídeo que você está assistindo (mobile). Para aparecer aqui, o YouTube prioriza canais com um número maior de inscritos e com bom tempo médio de visualização dos vídeos.

Perceba que é um trabalho conjunto entre atrair a atenção dos usuários e tornar seu conteúdo “amigável” para o algoritmo do YouTube exibir seu vídeo para as pessoas. Uma coisa alimenta a outra. Afinal, pouco adianta fazer um vídeo incrível se ele não aparece para ninguém. Também, de nada resolve seu vídeo ser exibido para milhares de pessoas se ninguém tem o desejo de assistir ou se o abandonam logo nos primeiros segundos.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para aumentar a visualização dos seus vídeos no YouTube:

  • Faça um conteúdo interessante: parece óbvio, mas é importante você ter domínio sobre o assunto que está falando para que as pessoas percebam aquele vídeo como algo útil e agregador.
  • Seja dinâmico: ninguém tem paciência para ver um vídeo entediante. Pratique bastante em frente às câmeras e seja dinâmico, firme e mantenha o ritmo lá em cima! Caprichar na edição, incluindo motion graphics, memes e outros artifícios para deixar o vídeo mais chamativo e descontraído são boas opções – mas sem pesar a mão, ou o efeito será justamente o contrário! Pense que o usuário que está te assistindo tem outros milhares de vídeos chamando sua atenção o tempo todo, e basta um clique para sair do seu.
  • Trabalhe bem a thumbnail: a thumbnail, ou a foto de capa do seu vídeo, não deve ser feita de qualquer jeito. É o primeiro (e talvez, único) contato do usuário com seu conteúdo, e se você não fisga-lo logo de primeira, pode ser difícil chamar sua atenção novamente. Colocar rostos de pessoas, cores chamativas, elementos gráficos e palavras ou frases que despertam a curiosidade e complementam o título do vídeo são estratégias que fazem a diferença. Coloque-se no lugar do usuário, que tem um mundo de possibilidade bem na sua frente à distância de um clique. Como chamar sua atenção? Como fazê-lo olhar para o seu vídeo, em meio a tantos outros, e ter vontade de clicar nele?
  • Título: coloque as palavras-chave pelas quais você quer que seu vídeo seja encontrado pelas pessoas – isso vai ajudar o algoritmo do YouTube a ler essa informação e posicionar seu vídeo nos resultados de busca. Procure elaborar títulos específicos e que despertam a curiosidade. Geralmente, títulos que contém “5 dicas para…”, “Tutorial de como…”, “Como fazer…”, “Passo a passo para…” são bem assertivos em despertar a curiosidade!
  • Não menospreze a descrição: a descrição do vídeo também é fundamental para que o algoritmo do YouTube consiga entender do que se trata o conteúdo e posicionar seu vídeo nos resultados de pesquisa da plataforma. A busca do YouTube é uma das grandes oportunidades de conseguir muitas visualizações mas, para isso, é preciso que o algoritmo consiga ler suas informações. Eleja suas palavras-chave principais e insira-as ao longo do texto, dando preferência para o começo. Também é interessante colocar palavras semelhantes, sinônimos, para dar ainda mais “material” para a plataforma. A recomendação são textos com, pelo menos, 150 palavras.

 

Agora que você tem essas dicas em mãos, que tal colocar em prática? E se quiser ajuda para gravar seus vídeos, fale com a gente!

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