Dicas para Lives no Facebook


Bons vídeos colaboram com a imagem profissional que a pessoa ou empresa quer passar. Já um vídeo ruim influencia negativamente. Os streamings estão com tudo e diversas plataformas, como YouTube, Facebook e Instagram, já incluíram a opção. O vídeo ao vivo costuma ser mais informal, mas isso não é desculpa para divulgar um material ruim.

 

O Live é a transmissão ao vivo de vídeos dentro do Facebook, que permite que pessoas e páginas compartilhem o conteúdo com seus seguidores e amigos. E é possível verificar o número de espectadores, conforme o vídeo é gravado. A interação é reforçada com curtidas e comentários durante a transmissão.

 

A duração máxima dos Facebook Live é de quatro horas. Entretanto este período é recomendado para eventos ou palestras. Para outros tipos de vídeo, o tempo deve ser menor para o conteúdo não se tornar maçante.

 

Improviso e reações inesperadas são uma das qualidades das transmissões ao vivo. Então seja autêntico e não tente forçar alguma situação. Entre em contato com a audiência, descubra o que eles mais gostam e querem saber.

 

Outra grande vantagem é maior alcance e um maior o engajamento. As Lives têm maior probabilidade de aparecerem no “News Feed”, enquanto estão ao vivo. E após a gravação, o vídeo fica disponível também na página do perfil.

 

Confira aqui as dicas para uma Live de sucesso:

 

Anuncie sua Live com antecedência

Avise sua audiência o dia e o horário que fará uma Live, assim como o conteúdo. Dessa forma, seu público estará preparado e pode se programar para assistir o vídeo ao vivo.

 

Tenha um roteiro em mente

As transmissões ao vivo fazem sucesso pela espontaneidade e informalidade. Mas isso não é motivo para não planejar o que deve ser feito. Tenha um pequeno roteiro para manter o foco e não fugir do objetivo do vídeo.

 

Verifique a conexão de internet

Para a transmissão, é necessária uma rede de internet. Recomendamos sempre um bom sinal de WiFi para o seu vídeo não perder qualidade e sofrer interrupções. Entretanto, é possível realizá-lo via 4G. Se a conexão for fraca, o aplicativo não permitirá que o vídeo comece e o botão “Go Live” ficará cinza.

 

Planeje o ambiente e os equipamentos

Antes de iniciar a transmissão, verifique se o ambiente possui as condições necessárias para a filmagem, como iluminação e ausência de barulhos externos. Se não for possível investir em equipamentos profissionais, utilize pelo menos um tripé para eliminar a agitação. Explore também as ferramentas disponíveis, como filtros e animações.

 

Escreva uma descrição para a sua Live

A descrição da sua transmissão ao vivo irá representar o conteúdo do seu vídeo e ajudar a alcançar uma maior audiência.

 

Selecione sua audiência

Assim como suas postagens, você pode escolher o público que pode visualizar sua transmissão. Você pode definir seu vídeo como público (todas as pessoas podem vê-la), para amigos ou criar uma lista personalizada.

 

Interaja com o seu público

Durante a Live, você consegue acompanhar as reações da sua audiência. Explore os momentos que elas mais curtiram, responda às perguntas feitas e ainda interaja com eles, como, por exemplo, citando o nome de quem fez os comentários.

 

Avise o término da transmissão

Finalizar o vídeo abruptamente cria uma sensação de dúvida e descontentamento. Antes de terminar a transmissão, sinalize que o vídeo está chegando ao fim e agradeça seus espectadores. Se houver outros Lives programados, aproveite para comunicá-los.

 

Para perfis profissionais, é indicado contratar um produtora para fazer seus Lives. Ainda  que uma consultoria para indicar a compra dos equipamentos necessários e instruções para posicionamento de câmera, microfone e iluminação da forma correta.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.