Dicas para fazer transmissão ao vivo

Dicas para fazer transmissão ao vivo

Dicas para fazer transmissão ao vivo

Já está mais do que provado o sucesso dos vídeos na internet, especialmente as transmissões ao vivo. Basta entrar em qualquer rede social e você vai ver que todas elas possuem uma plataforma para fazer vídeos ao vivo, certo?

É indiscutível o poder de alcance e engajamento do público em um conteúdo nesse formato. Mas como fazer isso de modo mais profissional na sua empresa? Apesar de não ser o bicho de 7 cabeças que muita gente imagina, é preciso tomar algumas providências e ter alguns cuidados.

Equipamentos

Não precisa se preocupar se você não tem aqueles equipamentos profissionais e super caros, mas ter aparelhos de qualidade é fundamental para garantir a integridade e qualidade da transmissão para não haver falhas.

Aposte em um computador com boa capacidade de processamento, como Processador Intel Core i3, Intel Core i5 ou Intel Core i7, memória RAM de 8GB e placa de vídeo dedicada de 1GB.

O mesmo raciocínio vale para a câmera. Não precisa gastar uma fortuna para comprar a melhor que existe no mercado, mas garantir o mínimo de qualidade de imagem é primordial. Algumas webcams externas fazem um excelente trabalho e têm um preço acessível, como Sony HXR MC2000 e Sony HXR NX5, por exemplo. Se quiser apostar em um modelo profissional, a Sony A6000 e a Canon EOS 5D Mark III são excelentes opções.

O importante é que a câmera será HD para garantir a qualidade da captação e que tenha saída HDMI lima (clean output).

Há um outro item indispensável para transmissões ao vivo que talvez você não conheça, que se chama placa de captura de vídeo. É ela que converte o sinal bruto da câmera no formato padrão para vídeo digital. Um pré-requisito na hora de escolher a sua é garantir que ela vai entregar o sinal da sua câmera no formato h.264 para o seu computador. Para ter alta qualidade de transmissão, também é importante escolher uma placa que suporte conexões de alta definição, como HDMI e SDI. As marcas Blackmagic Design e Pinnacle Dazzle são ótimas escolhas.

Já o Encoder é um software que transforma o sinal bruto da câmera em um formato adequado para transmissões na internet. O Pinnacle Adobe Flash Media Live Encoder (FMLE) e o Open Broadcast Software (OBS) são gratuitos e uns dos mais usados.

Internet

De nada adianta ter os melhores equipamentos e softwares para captar seu conteúdo ao vivo se o público não receber a transmissão adequadamente. Fuja do Wi-Fi nesse momento, pois a conexão é muito instável e pode prejudicar a experiência da sua audiência – e nunca queremos isso! Utilize um cabo de rede e evite que outras pessoas e aparelhos eletrônicos estejam conectados na mesma rede durante a transmissão.

Também é importante garantir a velocidade da sua internet. O recomendado é ter uma velocidade que seja o dobro da utilizada na transmissão.

Onde fazer?

A maioria das redes e plataformas sociais possuem seus formatos de transmissão ao vivo, inclusive o YouTube. Porém, se você precisa de um toque mais profissional e onde há menos riscos de falhas, ou se trata de um treinamento empresarial, com acesso restrito, um serviço profissional de transmissão ao vivo é a melhor escolha. O sinal nunca é interrompido graças a o uso de uma CDN (Content Delivery Network), que envia e mantém o sinal em qualquer lugar do mundo, independente do número de pessoas conectadas. Também possui proteção contra ataques virtuais, otimização para mobile e suporte técnico (se sua transmissão no YouTube der problema, a quem você recorre? Já pensou nisso? ;).

Agora que você já sabe tudo o que precisa para fazer sua transmissão online com sucesso, está esperando o que para começar?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.