5 dicas para fazer reuniões por vídeo em tempos de home office

Dicas para fazer reuniões por vídeo

5 dicas para fazer reuniões por vídeo em tempos de home office

Em tempos de coronavírus, milhões e milhões de pessoas estão confinadas em casa. Muitas delas, dependendo da profissão, conseguem se manter trabalhando em home office. Em vista desse cenário, as reuniões por vídeo nunca foram tão importantes.

As chamadas por videoconferência sempre foram uma alternativa importante para diversos tipos de empresas que têm funcionários viajando a trabalho, escritórios em várias cidades ou países ou mesmo para reuniões simples e rápidas que não precisam fazer os envolvidos perderem muito tempo em deslocamento do trânsito de cidades grandes como São Paulo.

O fato é que, agora, com todo mundo trabalhando em casa, as reuniões por vídeo são fundamentais para manter parte dos negócios funcionando. Apesar de ser simples e bastar ligar a câmera do computador para entrar na reunião, existem alguns cuidados a serem tomados para deixar a experiência mais profissional. Anota as dicas:

Iluminação é a alma do negócio

Não há nada pior do que fazer uma reunião em vídeo com uma pessoa que você mal consegue enxergar do outro lado da tela. Para evitar que isso aconteça, garanta que a fonte de luz principal está à sua frente, e não atrás. Se quiser colocar uma iluminação secundária atrás, como um abajur, para criar mais profundidade, também vale.

Se a luz estiver vindo de cima mas não criar sombras fortes no rosto, está tudo bem. Caso crie essas sombras, coloque uma outra fonte de iluminação na lateral para contrabalancear.

Se faça ser ouvido

Além de ser visto, você também precisa ser ouvido com clareza pelos seus colegas de videoconferência. Se você estiver em um ambiente com barulhos externos ou se a captação do áudio do seu computador não for das melhores, aposte em um bom fone de ouvido com microfone.

Olhe nos olhos das pessoas

Ok, isso não é literal visto que você está de frente para uma tela, mas a ideia é a mesma de conversar pessoalmente com alguém. Quando for sua vez de falar, procure olhar para a câmera, e não para a tela (apesar de ser contra intuitivo). Quem estiver do outro lado vai ter a sensação de que você está olhando nos olhos dela. Caso isso seja estranho para você, procure olhar para a parte mais superior da tela possível, e nunca para baixo.

Preste atenção no cenário

Não tem problema se o cenário ao seu redor entrega que você está em casa, mas se for possível tornar o ambiente o mais neutro e profissional possível, melhor. Procure um lugar da casa mais “clean” e sem bagunça. Também evite locais em que apareçam outras pessoas passando ao fundo, pois pode distrair que está do outro lado do computador.

Cuidado coma escolha da roupa

A questão aqui não é nem parecer mais ou menos formal (contanto que você não apareça de pijama em uma reunião de trabalho!), e sim as cores e formas da roupas. Roupas listradas, por exemplo, podem gerar distorções na imagem, causando desconforto para quem assiste. Roupa branca pode “brilhar” demais e deixar seu rosto escuro, enquanto a preta causa o efeito contrário.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.