Dicas de marketing no WhatsApp

Mensagens são um fenômeno no Brasil e no mundo inteiro. Adivinha qual o aplicativo mais popular e mais usado no Brasil? Se você pensou Facebook, errou. Se pensou YouTube, errou. Instagram, Google, Waze… errou! É o WhatsApp! Com mais de 137.000.000 dos 208.000.000 de brasileiros, o WhatsApp é a rede com mais pessoas e mais usuários diários com maior frequência de uso por dia.

60% das pessoas com acesso à internet (fonte: Facebook, 2018) preferem que uma empresa entre em contato através do WhatsApp do que por e-mail e até por ligação direta. E dizem que confiam mais em empresas que respondem rapidamente às suas mensagens.

O WhatsApp é simples, é direto e todo mundo que você conhece tá lá. Dá pra mandar mensagem, vídeo, foto, sticker, GIF. Dá pra criar grupos, listas de transmissão. É social, é mobile (para celular majoritariamente – também dá pra usar no computador, claro, mas a maior parte do uso é mobile, disparado!).

Se você tem uma empresa, pode apostar que, se usar o WhatsApp, você vai vender mais. As pessoas querem falar com sua empresa, querem tirar dúvidas. Não querem ser incomodadas, mas querem a informação quando precisam dela e querem rápido.

Separamos 5 dicas para usar o WhatsApp de maneira matadora e aumentar suas vendas.

1. Pense no WhatsApp como um canal de vendas: sabe quando as pessoas vão em uma loja e começam a perguntar um monte de coisas sobre o produto? Pois é, no mundo digital, essas pessoas são as mesmas, só muda o meio. Se você pensar que dá pra vender por lá, com certeza vai vender por lá. Tenha as fotos dos produtos separadas, prontas para mostrar quando o cliente der uma abertura. Se o cliente não gostou da camisa vermelha, manda foto da camisa amarela. Mostra outros produtos. Se ele tiver dúvida de como funciona determinado equipamento, manda um vídeo de como ele funciona. Feche por lá mesmo a venda. Vale trocar mensagens, combinar a forma de pagamento, de entrega, fechar o pedido por lá e depois direcionar para o e-commerce ou loja física mesmo. Só não vale perder a oportunidade de falar com quem quer comprar seus produtos naquele momento.

2. Responda sempre. Responda rápido. As pessoas estão mais impacientes e a concorrência aumentou. Se você não responder rápido as pessoas podem desistir de comprar com você. Manter uma equipe de atendimento para o WhatsApp, muitas vezes, vale mais a pena que manter uma equipe de atendimento por telefone. De novo, deixe a equipe preparada com argumentos, fotos, muitos vídeos dos produtos. Prepare para que possam usar todos os recursos, até a reposta por áudio (nem todo mundo gosta, mas pode ajudar de vez em quando).

3. Crie uma base. Sabe quando a moda era pedir o e-mail para fazer o cadastro e falar com as pessoas por lá? Pois é, não que isso tenha morrido, mas vale fazer o mesmo com o WhatsApp. Pergunte se as pessoas gostariam de receber informações sobre seus produtos e serviços e peça pra elas deixarem seus números de WhatsApp. Essa base vai ser rica para ativar sempre que tiver informação relevante, promoções. Só toma cuidado pra não exagerar e ser bloqueado por excesso de mensagens desinteressantes!

4. Automatize tudo que puder. Hoje o WhatsApp já permite acesso à sua API e as empresas já podem automatizar o envio de mensagens para facilitar e agilizar muitos processos. Você pode conectar uma inteligência de respostas automáticas para dúvidas padrão se tiver um volume muito grande de pessoas interagindo com sua empresa. Você também pode programar essas máquinas de respostas para enviar vídeos e fotos quando o assunto permitir. Outra coisa legal é integrar com sua operação de e-commerce. Sempre que alguma coisa acontece você pode mandar – desde que o cliente aceite, claro – mensagens sobre como está o processo do pedido: se o pagamento foi recebido, se já foi embalado, se já saiu para entrega, etc. Isso ajuda muito a reduzir a ansiedade da compra e aumenta bastante a percepção de qualidade do atendimento da empresa.

5. Grupos de transmissão e conteúdo. Sabe aquela base? Você pode usar para disparar uma mesma mensagem para muitas pessoas diferentes, mas seja relevante. Poste uma foto ou vídeo que tenham relação com a sua empresa e com o interesse das pessoas. O WhatsApp é uma rede muito pessoal e qualquer “intromissão” indesejada é punida com o bloqueio e depois é difícil retomar o contato. Mas o uso das listas de transmissão são um recurso incrível para atingir muitas pessoas ao mesmo tempo sem gastar um centavo do bolso!

Também existe o App WhatsApp para negócios, que é um canal onde as pessoas podem entrar em contato com as empresas para esclarecer dúvidas, acompanhar pedidos e muitas outras interações. Vale a pena entrar nesse canal para tornar o contato com a sua empresa mais fácil ainda para seus clientes. Eles vão te agradecer muito com novas compras!

Dica extra: cuidados técnicos com a produção de fotos e vídeos. Vale lembrar que a produção de conteúdo para o WhatApp como fotos e vídeo é específica, pois deve aliar qualidade e peso do arquivo, já que a grande maioria usa pelo celular e fazer download de vídeos pesados pode ser um tiro n’água para seu negócio. Então invista um pouco de tempo para deixar as fotos e vídeos leves e atrativos para quem vai receber!

E você? Já tem conteúdo em vídeo para usar no WhatsApp? Vamos bater um papo?

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