Dicas de divulgação para canais de vídeo

dicas de divulgação para canais

Dicas de divulgação para canais de vídeo

Sem dúvidas que vídeos são o grande nome toda vez que se fala em comunicação através dos meios digitais. Já eram nos meios tradicionais, como a TV, mas se intensificaram e ganharam outras características com a entrada no mundo digital.

Junto com o consumo massivo de conteúdo em vídeo nos meios digitais, veio o dinheiro. Ora, se um monte de gente está consumindo, é lá que está a atenção. E se é lá que está a atenção de um monte de gente, é uma fonte inesgotável de espaço para publicidade.

Imagine que só no Facebook estão 127.000.000 de brasileiros e no YouTube, 120.000.000. Ou seja, um pouco mais da metade de todo o país consome conteúdo em vídeo nessas plataformas. São bilhões de visualizações todos os dias. Isso é uma fonte grande de negócios.

Não só de publicidade para marcas vivem os criadores de conteúdo nessas plataformas. Muitos já começaram a se mexer e vender suas próprias linhas de produtos como camisetas, bonés, mochilas, brinquedos, divulgar seus próprios shows em teatros no “mundo real”, fazer parcerias com marcas para desenvolver produtos e ganhar um percentual das vendas, dar cursos online, dentre várias outras fontes de monetização dessa “popularidade”.

Aí você viu tudo isso, tem um conteúdo legal pra mostrar pras pessoas, pensou em várias formas de monetização e agora precisa divulgar seu canal. O que fazer? Preparamos algumas dicas pra conseguir mandar bem nesse início.

1) Conteúdo de qualidade

Antes de qualquer coisa, o maior divulgador do seu conteúdo será sempre (SEMPRE!) o seu conteúdo. Se ele for bom, as pessoas voltam, indicam, se tornam fãs.

Por isso, avalie sempre métricas qualitativas como engajamento do vídeo (os comentários, likes, compartilhamentos), o tempo médio visto desse vídeo (as pessoas estão vendo seu vídeo completo ou abandonando nos primeiros segundos de visualização? Não adianta ter milhares de visualizações se as pessoas param de ver seu vídeo logo no começo, isso não é sustentável).

Logo, invista tudo o que pode em conteúdo de qualidade, que faça sentido, que seja relevante para o seu público.

2) Objetivo

Agora sim, a brincadeira começa. Sabendo que conteúdo de qualidade é chave pra começar qualquer coisa, agora vale definir um objetivo claro. É aumentar seguidores, engajamento, visualizações, atrair anunciantes, vender camisetas e bonés?

Ter um objetivo claro te ajuda a se livrar de distrações. Um único objetivo ajuda a focar. É comum que muitas empresas e produtores de conteúdo se percam no caminho por falta de clareza. Os objetivos podem evoluir ao longo do tempo, mas devem ser claros durante toda a jornada.

3) Qual o valor do seu conteúdo

Aqui era a hora de falar de público-alvo, mas faz mais sentido entender quem vai perceber valor no seu conteúdo.

É impossível dizer que uma senhora de 70 anos não vai rir das piadas do Whindersson Nunes e que apenas grandes executivos assistem o conteúdo da Natalia Arcuri porque ela fala de economia. Hoje o conteúdo é vivo, o público-alvo também.

Com isso em mente, antes de pensar em quem é o seu público, vale pensar “que tipo de valor estou gerando com esse conteúdo”. E não precisa ser só conteúdo útil, não. Entretenimento, como fazer as pessoas rirem ou refletirem, também gera um valor enorme.

Então, vale sempre se perguntar se realmente o propósito do seu vídeo está sendo cumprido: se é fazer rir, está fazendo rir? Se é fazer refletir, está fazendo refletir? Se é ajudar a escolher uma nova casa, está ajudando as pessoas a realmente tomarem uma boa decisão quando forem comprar as suas?

4) Mídia

Hoje, as ferramentas limitam muito o alcance orgânico de um conteúdo. Se ele for surreal, incrível, fora da curva, você vai levar alguns poucos anos pra ser conhecido. Se ele for legal, um pouco acima de média, vai levar alguns muitos anos. Se não for legal e abaixo da média, as chances serão quase nulas.

Mas há uma alternativa que as maiores plataformas deixaram para os produtores de conteúdo: investir em mídia, que nada mais é do que pagar para que seu conteúdo alcance mais pessoas que possam ter interesses nele.

Apenas para efeitos de cálculo e isso pode variar muito de vídeo pra vídeo, de região, de tudo, mas vale só pra realmente ter uma base, o custo médio por impacto é de aproximadamente R$0,01. Com 1 centavo, você alcança uma pessoa (nem precisamos repetir o quanto isso varia, não é exato e que vale só pra refletir). Logo, se investir R$100 pode alcançar 10.000 pessoas, com R$1.000 pode alcançar 100.000 e assim vai.

Ou seja, você começa a alcançar pessoas que levaria meses ou anos para atingir. A coisa ganhar escala muito rápido. E seu conteúdo começa a ser visto por muito mais gente, muito mais rápido.

Então, a ideia é fazer um vídeo interessante de divulgação do seu canal, dizendo claramente o que você fala nesses vídeos e investir alguns reais na divulgação paga dele para alcançar mais gente. Você pode fazer diversas segmentações, como gênero, idade, região. O que achar conveniente e para quem achar que vai gerar mais valor com aquele conteúdo.

Vale dizer que hoje as ferramentas de mídia das próprias plataformas (Facebook, Instagram, YouTube) já estão super sofisticadas e está cada vez mais fácil apenas deixar que elas façam o trabalho delas com Inteligência Artificial e Machine Learning para encontrar pessoas, indiferente de gênero, idade, região, que se interesse pelo seu conteúdo. Basta definir nessas plataformas qual o seu objetivo e deixar a mágica acontecer. Você pode se impressionar com os resultados.

5) Métricas

Essa é a grande vantagem do mundo digital. Tudo pode ser medido.

O número de visualizações, o número de likes, comentários, compartilhamentos. A quantidade de pessoas alcançadas. O investimento realizado. O momento exato que a maioria das pessoas abandonou o seu vídeo (e isso ajuda muito a calibrar o conteúdo: foi uma frase que falou, uma animação que apareceu, dentre outras milhares de hipóteses pelas quais as pessoas deixaram o vídeo).

E muito interessante é que você pode começar a dividir um pelo outro para ter proporções. Dois vídeos podem ter tido um número de visualizações diferentes, o que dificulta a análise dos resultados. Por exemplo, um vídeo teve 1.000 visualizações e outro 5.000. Mas o de 1.000 pode ter tido 100 interações, gerando 10% de taxa de interações, e o de 5.000 visualizações pode ter tido 250 interações, que é um volume maior, porém com uma taxa de interações de apenas 5%. Ou seja, se este for o critério, o vídeo com menos visualizações foi 2 vezes melhor em termos de interações que o vídeo com mais visualizações.

Claro que isso foi apenas um exemplo, mas tem coisas incríveis que você pode descobrir ao analisar os números que estão disponíveis no mundo digital.

 

E você, o que tem feito para o seu canal crescer? Se precisar de uma empresa para produzir seus vídeos com bastante qualidade técnica, vamos bater um papo! 😉

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