Dicas da diretora Chloé Zhao sobre roteiro e direção


O nome de Chloé Zhao ganhou destaque na última edição do Oscar ao levar para casa o prêmio de Melhor Direção por “Nomadland”, apenas seu terceiro filme, tornando-se a segunda mulher e a primeira asiática – em 93 anos de premiação -, a ganhar essa estatueta.

Já que o talento da diretora chinesa é inquestionável, que tal aproveitar algumas dicas que ela tem para dar sobre roteiro e direção? Anote aí:

Use o protagonista como guia

Ao invés de pensar o protagonista como apenas mais um personagem, use-o como guia para ancorar a audiência em uma experiência mais íntima e profunda. Não se preocupe tanto com o arco de desenvolvimento, mas sim em observar e absorver o que ele tem a oferecer.

Construa a história do final para o começo

Se você sabe qual vai ser o final da sua história é mais fácil criar um arco de desenvolvimento emocional do personagem com profundidade e que convença a audiência.

Qual a cena final do filme? Saber exatamente onde o personagem estará pode ajudar a criar a selecionar os principais acontecimentos ao longo do caminho que o fizeram chegar até ali.

Inspire-se em outras mídias

É normal e extremamente útil se inspirar em outras mídias para criar seu filme, como vídeo games, livros e até visitas a museus. Porém, cada uma dessas mídias funcionam de uma determinada maneira, e nem tudo o que dá certo em uma, vai funcionar na outra.

Você pode (e deve) beber de outras fontes, mas avalie o que se adapta à sua linguagem para outra pode criar problemas que você vai ter que pensar em como resolver.

Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato  multifacetado da vida na estrada [REVIEW] · Rolling Stone
Cena do filme “Nomadland”

Use pessoas reais para criar seus personagens

Converse com pessoas de verdade para conhecer a fundo seus pensamentos, emoções, histórias e experiências de vida. Depois, use esse material para desenvolver seus personagens com muito mais riqueza de detalhes, nuances e profundidade.

Sempre tenha um planejamento para as cenas

Mesmo que a ideia seja improvisar, é fundamental ter um plano para cada cena. Dessa forma, você tem traçado aonde aquela cena deve chegar, e pode explorar todas as possibilidades criativas de fazer isso acontecer sem se perder do propósito e objetivo.

Não faça do seu protagonista um professor

Isso significa deixar nas mãos do público decidir sobre o tema principal do filme, sem que o personagem principal precise “pregar” um veredito. Pense em como construir sua história de modo que a audiência possa chegar às suas próprias conclusões finais.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.