Correção de cores em vídeos: porque é importante?

correção de cores

Correção de cores em vídeos: por que é importante?

Veja porque trabalhar bem as cores é fundamental para o sucesso do seu vídeo

Sabe quando um vídeo, só de olhar, passa aquela sensação gostosa de aconchego e dá até vontade se estar naquela cena? Ou quando, naquele momento do filme, o ambiente parece sombrio e perigoso? Cada uma dessas sensações, seja de medo ou de alegria, de um dia de verão ou inverno, de euforia ou de frustração, é despertada com o uso de muitas técnicas, como o som, a iluminação, o texto, o cenário. Mas tem um elemento por trás de tudo isso que também é determinante: a cor.

Um dos principais objetivos de um vídeo é despertar emoções, sensações. O que cada empresa vai fazer com esse “despertar” varia entre elas. Algumas usam para tornar sua empresa mais conhecida, outras para vender produtos, outra para garantir a audiência ou bilheterias.

E, quando falamos de emoções e sensações, o estímulo visual é fundamental. Tanto do ponto de vista da harmonia das imagens quanto do tipo de sentimento que pretendemos estimular, as cores exercem um papel fundamental neste contexto.

E, para ajustar as cores, é preciso conhecer algumas de suas modulações e o tipo de resultado que se pode alcançar.

O primeiro passo é fazer os ajustes mais básicos de brilho e contraste através das curvas (em softwares como Adobe Premiere Pro ou After Effects). Isso tornará o vídeo mais harmonioso, corrigindo imperfeições no arquivo original do vídeo.

O próximo passo é fazer os ajustes das cores propriamente ditas, através de modulações nos níveis de cor (Levels, nos softwares). É aqui que se reforçará ou diminuirá a presença de determinadas cores. Isso pode ocorrer por diversos fatores, que vão desde a direção de arte com o aumento das cores quentes (amarelo, vermelho) para passar uma sensação maior de calor e agitação, cores frias para passar mais tranquilidade com o verde, por exemplo, até por uma questão de adequação às cores e tons de uma marca: azul e laranja para o Itaú, vermelho para o Bradesco, para ilustrar.

Na sequência, pode-se ajustar a Matriz de Saturação (Hue Saturation, nos softwares), para corrigir os excessos que podem ter surgido no ajuste de cores (Levels).

Assim, com essa série de ajustes, certamente um vídeo ganhará um caráter mais profissional e passará uma sensação mais harmônica, além de cumprir com mais eficiência o objetivo de uma empresa ao decidir fazer um vídeo.

Aposte na correção de cores em seu próximo vídeo e obtenha melhores resultados!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.