Conteúdos evergreen em vídeo: porque fazer e dicas

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Conteúdos evergreen em vídeo: porque fazer e dicas

Você provavelmente já ouviu falar de conteúdo evergreen, talvez não com esse nome, mas quando falamos de conteúdo que não perde a relevância ao longo do tempo a coisa já fica mais familiar, certo?

Conteúdos evergreen são aqueles opostos aos conteúdos noticiosos. Por exemplo, a diferença entre “como escolher a melhor mesa de jantar para sua sala” e “últimos lançamentos de mesas de jantar para sua sala”. O primeiro é mais genérico e pode funcionar nos próximos 10 anos, portanto, evergreen (ou “sempre verde”, em tradução literal); o segundo é mais pontual, deve durar um ano ou menos.

Conteúdos evergreen são mais aprofundados e, normalmente, ajudam a resolver problemas frequentes que sempre estiveram à nossa volta.

Conteúdos institucionais também funcionam muito bem quando o assunto é perenidade. Basta pensar sob o ponto de vista de quem está querendo fazer um negócio com você. Conhecer sobre a sua empresa é muito relevante e faz bastante diferença para diminuir a ansiedade dos seus possíveis clientes.

Porque fazer conteúdos evergreen

A grande vantagem de conteúdos evergreen, por não perderem a relevância ao longo do tempo, é a sua escalabilidade e rentabilidade.

Como são conteúdos que duram mais, você investe menos nesse tipo de conteúdo e colhe mais resultados. Basta caprichar bastante, com informações relevantes, uma boa pesquisa, dados únicos ou pontos que sejam diferenciais.

Uma vez que o Google indexe e ranqueie esse conteúdo, por ser sempre relevante, ele vai continuar te dando acesso em 1, 2, 3 anos. É daí que vem a rentabilidade. O conteúdo produzido uma única vez pode te dar acessos durante um longo período de tempo, sem que novos investimentos, necessariamente, sejam feitos.

Outro ponto positivo dos evergreen é que por serem mais aprofundados e visarem resolver um problema, muitas pessoas passam a referenciar esse conteúdo em seus sites e esse link para seu site é muito bem visto pelo Google. Quanto mais links para o seu artigo no seu site você tiver, melhor o Google vai te rankear para aquele assunto e mais tráfego você vai gerar.

Dicas

Há muitas maneiras diferentes de se produzir conteúdos que durem e vídeos são um dos dos formatos mais consumidos na internet no mundo e o comportamento é o mesmo para o Brasil. Mais de 80% de toda a internet consome vídeos.

Então, imagine agora juntar um conteúdo perene com um formato perene. A rentabilidade sobre o investimento é muito maior.

Por isso, separamos algumas maneiras diferentes de produzir conteúdo evergreen em vídeos que podem ajudar a melhorar o tráfego e as vendas do seu site:

Conteúdos assistivos, ou conteúdo de ajuda

Ao invés de focar apenas em conteúdos como “tendências para decoração para apartamentos pequenos em 2020” a ideia é fazer algo do tipo “como decorar apartamentos pequenos”.

A busca por termos como “melhor” cresceu mais de 150% no ano, ou seja, se você responder, em vídeo, pesquisas como “melhor mesa para apartamentos pequenos”, além de ajudar seus potenciais clientes, também irá aparecer para um número crescente de pessoas.

Direto ao ponto

As buscas estão cada vez mais diversas, mais diretas e o usuário tem cada vez menos tempo. Por isso, a dica é ir direto ao ponto. Entregue seu conteúdo logo no começo do vídeo. Não precisa enrolar só pra ganhar tempo. Se a dica durar 15 segundos, já está excelente desde que resolva o problema das pessoas.

Otimização para mecanismos de busca

Além do vídeo, vale caprichar no título e na descrição dele, seja no YouTube ou no seu site. As palavras-chave mais buscadas devem estar no começo do título e se repetir (poucas vezes) na descrição. O objetivo central é ajudar os usuários com esse título e descrição, mas de tabela também ajuda o Google a te encontrar e entregar seu conteúdo pra mais pessoas.

Claro que cada tipo de conteúdo tem o seu objetivo e trará um tipo de resultado positivo para sua marca, mas os conteúdos mais duráveis, evergreen, tendem a ser mais rentáveis ao longo do tempo.

E você, quais os próximos passos da sua empresa para produzir conteúdos que serão “sempre verdes”? Se precisar de ajuda com os vídeos, pode contar com a gente! 🙂

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