Compras pelas redes sociais: 76% dos brasileiros já são adeptos

Compras pelas redes sociais: 76% dos brasileiros já são adeptos

Compras pelas redes sociais: 76% dos brasileiros já são adeptos

É fato que a pandemia acelerou um processo que já vinha crescendo naturalmente: o hábito das compras online. Quem já era adepto passou a comprar ainda, e quem nunca ou pouco havia experimentado aprendeu a comprar pela internet na marra, uma vez que os comércios ficaram fechados por longos meses.

O que veio junto nesse crescimento adoidado das compras online foram as compras pelas redes sociais, chamada de Social Commerce, que não era assim tão forte até pouco tempo atrás. Com a pandemia, as próprias plataformas investiram ainda mais em estrutura para quem os pequenos e médios negócios pudessem sobreviver em meio à crise ocasionada pela pandemia.

Se o seu negócio também está nas redes sociais, é interessante conhecer alguns dados levantados pela pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, sobre o comportamento do consumidor que compra pela internet e, mais especificamente, pelas redes sociais para entender como melhorar a experiência dos seus clientes e alavancar a sua empresa.

Social Commerce: How Social Shopping Can Drive Sales (2021)

Sobre o uso de redes sociais para compras online:

76% dos consumidores já recorrem às redes sociais. Desses:

  • 56% querem ver a avaliação de outros clientes
  • 54% querem comparar preços

Sobre avaliar a experiência de compra de outras pessoas:

  • 75% dos clientes que se interessam por isso são das classes A e B
  • 65% pertencem às classes C, D e E

Sobre a rede social preferida para buscar produtos online:

  • 62%: Instagram
  • 61%: Facebook
  • 61%: Google Shopping
  • 37%: WhatsApp
  • 9%: Pinterest
  • 9%: Twitter
  • 3%: outros

Sobre os canais escolhidos pelos consumidores:

  • Sites e aplicativos: 74%
  • Lojas físicas: 18%
  • Redes sociais: 8%

Sobre comprar produtos nas redes sociais:

74% usam as redes sociais, sendo que:

  • 53% recorrem ao Google Shopping
  • 50% preferem o Instagram
  • 43% acessam o Facebook
  • 42% utilizam o WhatsApp

Quem compra pelas redes sociais, geralmente faz essa escolha pelas seguintes razões:

  • Encontra melhores preços: 38%
  • Más rápido: 34%
  • Acesso a mais informações sobre os produtos: 34%
  • Mais fácil pesquisar: 31%
  • Mais prático: 30%
  • Encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores: 29%

O que é o Social Commerce? | Confecções Santa Catarina

Sobre quem prefere comprar em sites e aplicativos

Mas também é importante levar em consideração as pessoas que preferem comprar via site e aplicativo. As principais justificativas para essa escolha são:

  • Preço: 54%
  • Praticidade: 49%
  • Segurança: 44%
  • Acesso a mais opções de produtos: 44%

Esses pontos levantados pelos consumidores são questões a serem levadas em consideração por quem deseja aumentar as vendas pela redes sociais. Como fazer seus potenciais clientes se sentirem mais seguros ao comprar na sua loja pelas redes? Como exibir, de forma rápida e prática, mais opções de produtos?

Sobre feedbacks e avaliações

75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, sendo que:

  • 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas
  • 35% em sites como o Reclame Aqui
  • 34% nas redes sociais da marca
  • 26% nas suas próprias redes sociais

Lembre-se que mais da metade dos compradores online vão às redes sociais pesquisar a avaliação de outros consumidores, e 67% vão direto aos comentários para saber como foi a experiência de outros clientes com a marca. Por isso, atente-se para como é o processo de compra pelos seus canais e dê atenção aos feedbacks que sua marca recebe.

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