Como ter retorno com um canal no YouTube?


Essa não é uma pergunta tão fácil de ser respondida. Vai depender muito da sua empatia, da qualidade dos vídeos, periodicidade e do conteúdo do seu canal. Compras, dia a dia, tratamento de cabelo, viagens, carros, literatura, gastronomia e confeitaria, música,  educação, famosos, fitness, moda e humor, são só alguns deles. Os temas são os mais variados possíveis. E vai muito da questão pessoal.

 

Uma das questões centrais é se diferenciar. Só assim você vai se destacar em um turbilhão de vídeos postados diariamente. E aí vale criatividade, inovação, edição, entender o seu público, usar outras mídias sociais a seu favor, criar um roteiro para não se perder dentro do tema e montar uma agenda de postagens são algumas sugestões.

 

E um dos pontos essenciais que sempre defendemos aqui é a qualidade. A qualidade do áudio, do vídeo, da composição, da cor, tem extrema relevância para o sucesso do canal. Não é legal assistir a um vídeo com ruídos e barulhos externos, não é mesmo? O mesmo vale para a qualidade. Um vídeo pixelizado, com baixa qualidade não atrai muita gente.

 

O Youtube também tem regras bem rígidas quanto a direitos autorais. Se você cometer esse equívoco pela primeira vez, receberá uma notificação, seu vídeo será removido e, em alguns casos, suas transmissões serão bloqueadas por até 90 dia. Mas se você ignorar a legislação e receber três notificações diferentes, sua conta será encerrada, seus vídeos removidos e você não poderá criar novas contas. Direito autoral é coisa séria!

 

Níveis do Youtube

A partir de 2017, o Youtube mudou alguma de suas regras. O programa de benefícios do Youtube para criadores de conteúdo. Os níveis de benefícios vão mudando de acordo com o crescimento do canal, e assim workshops, eventos e acesso de produção são desbloqueados de acordo com o seu nível.

 

Os níveis do YouTube são:

 

1 – Grafite

O Grafite é o primeiro nível para canais com 1 a 1.000 inscritos. Ele oferece equipe de suporte, cursos na Escola de Criadores de Conteúdo e gerenciamento do canal com o Estúdio de Criação – via computador ou aplicativo.

 

2 – Opala

O nível Opala é para quem tem de 1.000 a 10.000 inscritos no canal. Com ele já é possível participar de um Creator Day e de reuniões locais com outros youtubers, e visitar os YouTube Spaces. Em São Paulo, o espaço é uma parceria com o Instituto Criar e fica localizado no Bom Retiro.

 

3 – Bronze

Já o nível Bronze é destinado para canais com 10.000 a 100.000 inscritos. Além dos benefícios acima, ele te possibilita receber uma consultoria de canal, virar um embaixador, acesso à produção do Youtube Space e participar do concurso NextUP.

 

4 – Prata e Superior

O último nível é para canais com mais de 100 mil inscritos. Com ele é possível ter seu próprio gerente de parceiros, acesso a eventos exclusivos, acesso a produções do Youtube Space com direito a hospedagem para seus maiores fãs, além das famosas plaquinhas e prêmios para os marcos do canal:

Com 100 mil inscritos, você ganha uma placa em o prata emoldurada, com o nome do seu canal.

Com 1 milhão de inscritos, a placa do Youtube é dourada.

E com 10 milhões de inscritos,  o prêmio para criadores é em forma de diamante.

 

 

Gerar receitas com os vídeos

 

Além do sucesso com os inscritos no canal, você pode ainda lucrar com os seus vídeos. Mas para isso, desde abril de 2017, você precisa ter no mínimo 10 mil visualizações em seu canal. Depois disso é só concordar com os termos e se inscrever no Google AdSense.

 

Depois disso, o seu canal disponibilizará alguns anúncios; que podem ser:

 

Anúncio de vídeo ignorável: é o tipo de anúncio mais popular. O usuário pode escolher se deseja assistir ou não.

Anúncio de vídeo não ignorável: aqui o usuário não tem a opção de pular o anúncio;

Anúncios de visualização: são os anúncios que aparecem do lado da página;

Anúncios de sobreposição: aparecem durante o vídeo e são banners semitransparentes que podem ser fechados.

Anúncios durante o vídeo: só acontece em vídeos com mais de 15 minutos.

 

Mas você só receberá pelos anúncios se os seu público interagir com ele ou assistir os vídeos até o final. E a conta de monetização não é tão clara assim, já que quem a conta é baseada em algoritmos do Youtube. Mas a média é entre $0,60 e $5.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.