Como ser uma autoridade online

Como ser uma autoridade online

Como ser uma autoridade online

A era da publicidade de massa está migrando para uma publicidade mais pulverizada. Para se tornar uma referência em algum assunto, grandes investimentos em pouco conteúdo e muito alcance já não resolve mais. Os clientes, de qualquer ramo, estão mais informados, exigentes e impacientes.

Junto com essa nova tendência de comportamento dos consumidores vem o fato de que a concorrência para todos os negócios aumentou muito. São muitos produtos, muitos diferenciais. Fazer o mesmo de sempre já não funciona como funcionava.

Numa era de incertezas e desconfianças, ser reconhecido como uma autoridade sobre determinado assunto é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode ter. E no mundo online, isso é mais valioso ainda porque é onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo diário.

Mas, para ser uma autoridade online nos dias de hoje, as empresas e até pessoas físicas tem que fazer um grande esforço e manter o foco, mesmo que o resultado leve tempo para chegar.

Autoridade de verdade

Antes de começar a pensar em qualquer estratégia de divulgação ou produção de conteúdo, o ponto central de toda a história: forma não é nada sem conteúdo! Para se tornar uma autoridade online, é preciso realmente conhecer sobre determinado assunto. Uma autoridade online só é autoridade se for off-line, na vida real também. Por isso, estude muito sobre sua área de atuação, explore novas ideias, experimente territórios que os outros não experimentaram, participe de eventos sobre o tema, discuta com pessoas com ideias diferentes das suas. O primeiro passo é ser uma autoridade de verdade, antes de qualquer coisa.

Agora, sim, sabendo tudo de verdade, podemos dar o próximo passo. Porque também não adianta saber muito se guardar tudo isso em uma gaveta. É preciso levar o conhecimento pra rua, pras pessoas. É quase como um serviço. Você compartilha o que aprendeu e as pessoas te devolvem uma moeda muito valiosa em troca: a confiança.

É aqui que entram os formatos e as estratégias de divulgação.

Plataformas: onde seu conteúdo será publicado

Para falar sobre um determinado assunto, você precisa de um conjunto de propriedades, como um blog, uma página no Facebook, no Instagram e, claro, um canal no YouTube.

Cada propriedade tem uma característica própria e requer cuidados específicos. Facebook para dicas rápidas, Instagram para conteúdo inspiracional, YouTube para vídeos mais longos, blog para textos mais ricos com vídeos, imagens, gráficos. Lógico que não é só isso, mas vale pra ter uma referência.

Faça um planejamento de conteúdo. Quando e como vai falar de cada assunto. Pense neles como um serviço para seu público principal, quase como uma ajuda para quem está pesquisando sobre o tema.

Escreva muito. Grave muitos vídeos. Faça muitos gráficos, imagens, conteúdo proprietário, original, sem copiar.

Publique tudo isso em seus canais, mas não faça de forma aleatória.

Divulgação: SEO

O blog, por exemplo, é uma excelente forma de explorar os mecanismos de buscas. Principalmente nas buscas não pagas, ou seja, SEO. Se você pesquisar no Google Ads, por exemplo, conseguirá ver quais os termos de busca têm o maior volume e são mais relevantes para seu negócio. Aí é só escrever o seu texto com base naquela palavra-chave para aumentar suas chances de ser encontrado.

Mas, para SEO, só isso não basta. Garanta que seu site esteja de acordo com as melhores práticas do Google, com códigos e outros pontos alinhados, como por exemplo o tempo médio de carregamento para dispositivos móveis – o Google leva muito em consideração essa questão.

Outro ponto legal de ser uma autoridade é que seu conteúdo começa a ser referenciado por outras pessoas na internet, o que aumenta mais ainda sua relevância em SEO.

Divulgação: redes sociais

Além do Google, a maioria do seu público de interesse estará presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Além de publicar seu conteúdo nessas redes de forma adequada, também é fundamental investir em alcance.

O fato de postar um vídeo, imagem ou texto não garante que seu conteúdo será visto. Na verdade, o Facebook vem restringindo ano após ano o alcance de seus posts para sua base. Hoje, menos de 1% da base de uma página de negócios recebe o conteúdo publicado. Por isso, é importante impulsionar o conteúdo para seu público-alvo com mídia, como explicamos neste post sobre dicas de como anunciar no Instagram.

Divulgação: youtube

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo. As pessoas entram nessa plataforma para consumir conteúdo que as interessa. Elas buscam e voltam.

Portanto, você deve prestar atenção em duas coisas: como conseguir audiência e como mantê-la.

Para conseguir é fácil: é só fazer um vídeo de divulgação do seu canal, falando tudo que ele tem e impulsionar para seu público-alvo. Também vale se associar a outros criadores de conteúdo para fazer uma divulgação cruzada. Há muitas técnicas de tornar seu canal conhecido.

Mas… o grande desafio para sua audiência crescer é manter seu público. Para isso é necessário produzir conteúdo relevante, que faça a diferença na vida das pessoas. E é aí que voltamos no primeiro passo: quanto mais você souber sobre seu assunto mais vai conseguir produzir um conteúdo relevante.

Em seguida, uma vez que conquistou sua audiência e fez vídeos relevantes, não pode perder o ritmo. É preciso publicar com frequência: uma, duas ou até três vezes por semana de acordo com o quanto seu tema rende. Há YouTubers de entretenimento que postam diariamente.

 

Viu! Bastante coisa pra se tornar uma autoridade online, mas asseguramos que vale muito a pena.

Tanto o entendimento real do assunto, como a produção de conteúdo sobre esse entendimento e sua respectiva divulgação fazem parte desse ecossistema e vão ser cada vez mais relevantes a partir de hoje e durante todo 2019 como escrevemos aqui sobre as tendências do marketing digital para 2019.

E, se precisar de uma produtora de vídeos pra garantir qualidade na hora de gravar seus vídeos para se tornar uma autoridade online, fala com a gente! 🙂

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