Como a Realidade Virtual pode agregar valor ao seu negócio


A realidade virtual chegou com tudo. E os óculos VR ou RV (realidade virtual) são uma das maiores apostas no meio tecnológico.

Por enquanto, é possível visualizar imagens de lugares distantes, assistir a shows, filmes e seminários, andar de montanha-russa, jogar diversos games e ainda verificar reportagens e documentários.

 

O sucesso dos VR é baseado tanto na sua revolucionária tecnologia e até pelo seu preço, não tão exorbitante. Há modelos baratinhos, por menos de R$ 200, como o caso do Google Cardboard (de papelão, montado pelo próprio usuário) e os modelos nacionais (como o Beenoculos e Loox VR); e os mais equipados, custando até R$ 6.000, como o Oculus Rift.

 

O Youtube, antecipando um crescimento desta nova modalidade, já possibilita vídeos em 360º e ainda a utilização dos óculos via celular. E o cinema também é um forte candidato a se aliar com a tecnologia. Grandes empresas, como Fox e Netflix, já mostraram seu interesse. Inclusive em editar filmes clássicos e já gravados.

 

Para se ter uma ideia de quão interativo os vídeos 360º se tornam, dá uma olhadinha nesse que gravamos na Parada Gay 2017 de São Paulo:

 

 

Um exemplo, para ter noção de como a realidade virtual é promissora, é o caso do Pokemon Go. Lançado em 2016, o aplicativo bateu recordes pelo mundo todo, chegando a mais de 75 milhões de download. Fora o entretenimento e a diversão, o aplicativo ajudou diversas crianças em um hospital a se exercitarem um pouquinho de uma forma lúdica e mais alegre.

 

Após o sucesso, diversos hospitais têm utilizado a tecnologia a favor. Uma pesquisa mostra que só o uso de óculos de realidade virtual ajudam a reduzir a dor em até 25%. Um ótimo aliado aos tratamentos, não?

E a união do óculos com a realidade aumentada já está prontinha para ser lançada. O HoloLens, lançado pela Microsoft, combina hologramas com o mundo real. Mas o aparelho vai além do que um simples óculos, ele é um computador – com CPU e processador. Apesar da Microsoft ainda não dar uma precisão de quando o produto estará pronto para o público, alguns programadores estão montando jogos por conta própria. Dá uma olhada nessa fase do Mario Bross, feita pelo Abhishek Singh, no Central Park.

 

Os óculos virtuais possibilitam uma imersão quase completa, fazendo nos esquecer que aquilo que vemos e ouvimos através do VR não é real. A sensação se torna ainda mais verossímil, porque é você que controla para onde ir ou olhar, possibilitando movimento de até 360º.

 

O VR chegou com tudo e é um ótimo recurso para se destacar, se diferenciar e tornar seus vídeos e campanhas mais dinâmicos.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.