Como pequenas empresas podem atuar na internet e aumentar as vendas na pandemia

Como pequenas empresas podem atuar na internet e aumentar as vendas na pandemia

Como pequenas empresas podem atuar na internet e aumentar as vendas na pandemia

A pandemia do novo coronavírus abalou a economia mundial, especialmente os pequenos negócios.

De uma hora para outra, os comércios fecharam as portas e as pessoas ficaram sem sair de casa por longos meses. Os hábitos e necessidade de consumo mudaram e os pequenos empresários tiveram que apostar na criatividade e jogo de cintura para encontrar novas formas de continuar mantendo seus negócios em pé.

A internet foi a principal forma de reverter ou amenizar esse cenário. Quem não tinha uma presença online relevante teve que correr atrás do prejuízo e atuar com força total para continuar vendendo. E, quem pensa que trabalhar na internet exige muito investimento financeiro está enganado. Confira abaixo três maneiras simples mas muito eficazes que pequenos empreendedores podem explorar no universo digital:

Apareça nas redes sociais

As redes sociais são a melhor forma de se manter próximo aos seus clientes. Com poucos cliques você escreve um texto, grava um vídeo ou posta uma foto em tempo real e com a mensagem que você quiser. É preciso tirar o máximo proveito dessa ferramenta de ouro.

Uma das maneiras de aprofundar a relação cliente-empresa é humanizar o seu perfil. E como você faz isso? Uma estratégia é aparecer. Sim, você mesmo, dono da marca. Ninguém melhor do que você para contar para as pessoas sobre sua empresa e seu trabalho.

Mostre quem você é, o seu dia a adia, os bastidores do negócio, pedidos saindo do forno. Tudo isso aproxima o consumidor da sua empresa, gera credibilidade e identificação, aumentando as vendas e a fidelidade.

Profissionalizar o contato via WhatsApp

Parece fácil vender pelo WhatsApp, mas a estratégia exige cuidados. Apesar de ser uma ferramenta fácil de usar e onde costumamos escrever de maneira informal e descontraída, não podemos esquecer que, nesse caso, é uma plataforma de trabalho.

WhatsApp no Brasil: porque é a principal forma de comunicação digital?

O WhatsApp tem que ser administrado com profissionalismo mas sem perder a espontaneidade e proximidade que a ferramenta proporciona. O primeiro ponto para usar o aplicativo de forma profissional é escrever direito. A pessoa que for responsável por cuidar do WhatsApp na empresa precisa saber a maneira correta de escrever, acertar na pontuação e acentuação e conseguir passar o conteúdo da mensagem de forma clara.

Além disso, quem manda mensagem pelo WhatsApp espera um retorno rápido e direto. Demorar um dia para responder uma mensagem pode acabar com a venda antes mesmo dela ter começado. E, claro, é fundamental manter a pro-atividade, gentileza e simpatia no bate-papo. O tom da linguagem e o uso de emojis fica a cargo do tipo de negócio e perfil da clientela. O ideal é saber dosar descontração com profissionalismo.

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Produza eventos online

2020 foi o ano das lives e, apesar desse formato ter sido explorado ao máximo nos primeiros meses de pandemia, a ideia não pode ser deixada de lado. Você pode apostar em desfiles ao vivo, feiras e outros tipos de evento pela internet para atrair novos clientes, mostrar as novidades para que já é seguidor fiel e estreitar a relação com os usuários. Também é um canal fácil para esclarecer dúvidas, responder perguntas e interagir mais de perto com os seguidores.

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