Como motivar sua equipe: vídeos emocionais

Vídeos com apelos emocionais são excelentes ferramentas para motivar a equipe e impulsionar resultados

O dia-a-dia em uma empresa, em muitos casos, pode ser um rolo compressor na energia e no relacionamento entre as pessoas. O desgaste emocional e a falta de foco nos resultados são comuns entre membros de uma equipe que convive diariamente. Por isso, uma das principais missões de gestores é criar formas de como motivar sua equipe e mantê-la unida, motivada e focada no objetivo central do negócio.

Existem muitas mensagens que precisam ser transmitidas em uma organização, sejam elas técnicas, com instruções e procedimentos, objetivas, com regras e condições, dentre tantas outras. Mas certamente, as mais delicadas são aquelas direcionadas às emoções dos colaboradores.

Nem tudo que mantém uma pessoa de pé, acordando cedo, indo trabalhar todos os dias está relacionado a dinheiro – claro que isso é um dos fatores principais, mas engana-se quem acredita que seja só isso. Há fatores emocionais no jogo. E uma pequena mudança na forma de pensar pode alterar completamente o resultado final de uma jornada corporativa.

Além das diversas mensagens, na qual a emocional se inclui, há diversas formas de transmitir essas mensagens. Palestras, reuniões, comunicados impressos. Todas elas são válidas e cumprem suas missões. Mas também há maneiras mais dinâmicas e sensoriais de fazer com que as pessoas se engajem com uma ideia, e a principal delas é o formato em vídeo.

Principalmente quando se fala de motivações com grandes cargas emocionais, os vídeos podem tocar e despertar sentidos que outros formatos não conseguem. As imagens que criam lembranças, o áudio que intercala as músicas e as palavras.

Com vídeos, é possível definir o roteiro do começo ao fim, guiar as pessoas através de imagens e áudios que remetam a boas lembranças, ideias ou conceitos que inspiram, que transformam. Também é possível transitar entre os diversos formatos, como:

– Trechos de filmes inspiradores: as vezes, o roteirista do filme acerta em cheio o tipo de mensagem que você quer passar e usar um trecho dele pode ajudar bastante a transmitir um conceito.

– Depoimentos e entrevistas: pessoas são armazéns de histórias e podem ser um recurso valioso em um vídeo. Podem falar como conseguiram atingir determinado resultado, contar casos de dificuldade e superação, tangibilizar um esforço, mostrar para as outras pessoas que realmente é possível fazer acontecer. Essas imagens, essas histórias com uma boa trilha sonora, faz qualquer um arrepiar.

– Animações: criar um universo lúdico, onde tudo é possível, e situações inusitadas ajudam a passar a ideia ou um conceito de forma clara. Vale construir histórias que transitam em todos os universos simbólicos: a colaboração entre as formigas, um homem que pode viajar no tempo, um garoto que viaja entre as estrelas. Enfim, com animações, ideias que seriam impossíveis transmitir apenas com palavras no e-mail ou até em reuniões, se tornam interessantes e realmente motivadoras.

Também vale fazer uma bela combinação entre os diversos formatos. Desde que feitas com qualidade e de forma que faça sentido, vale se esforçar para manter o time unido, motivado em um ambiente de trabalho leve e agradável.

Invista em vídeos emocionais e veja como motivar sua equipe do jeito certo trará resultados surpreendentes. 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.