Como gravar vídeos na vertical

Quando você está com o celular na mão, como você o segura? Na vertical, certo? É mais fácil de ver e manusear com uma mão só, concorda? Afinal, o aparelho foi feito para ser usado nesse sentido! Por isso, não é de se espantar que as plataformas tenham criado espaços para vídeos também na vertical – vide o gigante sucesso do Snapchat e Instagram Stories -, batendo de frente com o formato horizontal tradicional.

O fato é que os vídeos na vertical caíram nas graças das pessoas e conquistaram o público, tanto o que consome conteúdo quanto o que cria, pela forma mais “orgânica” de poder segurar o celular facilmente com uma só mão. Entretanto, o formato horizontal ainda á mais agradável aos olhos, especialmente na hora de assistir a vídeos mais longos.

Que tal você também começar a produzir vídeos na vertical para se adaptar aos novos hábitos dos usuários? Algumas dicas podem ser bem valiosas:

  • Preste atenção no horizonte: como a largura é menor, deixar o horizonte meio torto ao fundo fica ainda mais evidente no vídeo vertical.
  • Cuidado com os textos: dependendo do modelo do celular ou da plataforma em que o usuário está assistindo, algumas informações nos extremos do vídeo podem ser cortadas. No Instagram Stories, por exemplo, a parte de cima aparece o nome e tipo de máscara que está sendo usada e, na parte de baixo, o espaço para enviar mensagem. Se você escrever um texto ou alguma informação importante ali, vai ficar difícil de ler.
  • Vídeos tutoriais são uma boa pedida: gravar vídeos ensinando as pessoas a fazer algo, usar um produto ou serviço, é uma estratégia que funciona bastante nesse formato, pois é prático de assistir e agrega conteúdo.
  • Aposte no estilo selfie: vídeos gravados como se fossem selfiedão muito certo porque o rosto do interlocutor fica bastante em evidência e centralizado, deixando o foco total na mensagem.
  • Não deixe muito “teto” sobrando: “teto” é aquele espaço que fica acima da cabeça das pessoas na imagem. O enquadramento nos vídeos verticais precisa seguir as mesmas regras dos feitos na horizontal. Se você não sabe muito bem quais são elas, fizemos um post explicando as principais regras de enquadramento de fotos e vídeos. Vale à pena conferir!
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.