Como fazer vídeos de depoimentos para empresa – e por quê

Como fazer vídeos de depoimentos para sua empresa - e por quê

Como fazer vídeos de depoimentos para empresa – e por quê

Vamos fazer um exercício. Você, esportista, está querendo comprar um relógio para corrida. Há vários modelos no mercado e, depois de algumas pesquisas, você está quase decidido por um deles. Quase. Você ainda tem questões sobre esse relógio que te geram insegurança. Afinal, é uma compra cara e você não quer se arrepender. A bateria realmente dura o suficiente para o tipo de corrida que eu faço? O GPS é mesmo preciso? O site do fabricante responde a essas questões, mas sabe como é, né? Você queria ver na prática mesmo.

O que você quer mesmo saber é o uso REAL de pessoas reais, assim como você. Será MESMO que a bateria dura o tempo que fala no site? O GPS é REALMENTE preciso? Então, você começa a procurar por depoimentos de pessoas que usam esse relógio. Você assiste a um primeiro vídeo onde uma pessoa descreve todas as características técnicas do produto de maneira 100% positiva. Ok, legal. Não é nada que você já não tenha visto no site da marca e em reviews por aí.

O segundo vídeo começa com uma pessoa resumindo seu histórico na corrida e contando quais as principais necessidades que precisavam ser atendidas pelo relógio. Ela fala que ficou em dúvida na hora da compra, que não estava tão segura sobre a duração da bateria e usabilidade do relógio. E, então, ela começa a contar sobre sua experiência, também 100% positiva, sobre o uso. Fala sobre as distâncias que percorreu, como foi a duração da bateria, a precisão do GPS em comparação a outros modelos, a facilidade em ouvir música durante a atividade. Essa pessoa até fala sobre o uso do relógio no dia a dia, que nem era uma grande questão para você, mas que acabou te surpreendendo.

Agora, a pergunta: qual dos depoimentos tende a te convencer melhor? Provavelmente, o segundo.

E por quê? Porque esse segundo depoimento criou uma conexão com você, contou uma história com a qual você se identificou. Não foi apenas “um amontoado de frases positivas e sorrisos e joinhas”.

Depoimentos têm um forte apelo na decisão de compra. Ver e ouvir pessoas que já passaram pelo momento que você está e dividindo sua experiência sobre aquele produto/serviço que você está cogitando comprar traz muito mais realismo e gera identificação. É como se trouxesse um certificado de credibilidade para a marca, pois quem comprou mostra que o produto entregou o que prometia. Real.

E como produzir vídeos de depoimentos como esse? Convincentes, espontâneos, reais.

Vale lembrar que, por mais que qualquer pessoa consiga gravar um vídeo e coloca-lo na internet facilmente, o profissionalismo é fundamental. Especialmente em vídeos de depoimento, onde o propósito é convencer os usuários a confiarem naquele produto/marca. Escolha uma boa produtora de vídeos e produza um material de qualidade para divulgar no seu site, blog e redes sociais. E alavanque suas vendas!

  • Roteiro

Muitos clientes podem se sentir envergonhados e “travados” em frente às câmeras. Por isso, simplesmente pedir para eles falarem o que acharam do produto/serviço quando acender a luz vermelha pode não ser muito eficiente.

A dica é criar um roteiro. É ele que vai te ajudar a montar uma história com começo, meio e fim para que os usuários que vão assistir se sintam contextualizados e envolvidos. E é sua função guiar o cliente com perguntas inteligentes para obter as respostas que vão construir essa história – e não vale começar com “qual sua opinião sobre esse produto?”, ok? 😉

A primeira pergunta deve induzir o cliente a contextualizar o momento de compra e falar sobre suas dúvidas iniciais, como “qual obstáculo poderia ter feito você não comprar esse produto?”. Isso humaniza o vídeo-depoimento e aproxima quem está assistindo.

Depois, qual resultado ele obteve e qual detalhe ou recurso ele mais gostou são perguntas que vão direto aos pontos principais e esclarecem possíveis dúvidas dos consumidores. Após essas questões mais importantes, é hora de perguntar sobre outras características e benefícios do produto. Peça para ele citar duas ou três. Além de enriquecer o depoimento, ajuda o cliente a pensar de forma mais precisa e específica.

Para começar a fechar o vídeo, pergunte se o cliente recomendaria aquele produto. Essa indagação mexe com a moral do cliente, pois recomendar algo a alguém é assunto sério e impacta na reputação. Isso traz ainda mais verdade para o depoimento.

Por fim, questione se há mais alguma coisa que o cliente gostaria de acrescentar. Isso o deixa livre para falar o que quiser e garante espontaneidade.

  • Dinâmica

Após o roteiro montado, é hora de pensar na dinâmica e posicionamento do vídeo. O cliente estará sentado de frente para a câmera? O entrevistador vai aparecer ou sua voz será ouvida?

O formato que costuma funcionar bem é colocar o cliente de frente para o entrevistador, que não aparece no vídeo, virado mais para a diagonal da câmera, sem olhá-la diretamente. Também não se ouve a voz do entrevistador e nem as perguntas. Essa disposição traz mais dinamismo para a entrevista e espontaneidade, pois fica como um bate-papo.

Nesse caso, é importante orientar o cliente a sempre começar sua resposta repetindo a pergunta que foi feita para contextualizar o vídeo.

  • Captação e edição

Qualquer vídeo que fique apenas na mesma imagem fica cansativo. Como o foco é o depoimento do cliente, é uma boa oportunidade para variar em ângulo, closes de detalhes do produto que estão sendo comentados, e outros truques para deixar o vídeo mais dinâmico.

Coloque as informações principais sobre o cliente na tela, como nome, profissão, idade, onde mora ou qualquer outra que seja relevante para o assunto. E cuidado com a trilha sonora: se bem utilizada, ajuda a trazer um pouco mais de “interessância”, mas se estiver muito alta ou fora de contexto, pode atrapalhar a ponto das pessoas pararem de assistir.

A luz certa também é determinante. Além de ajudar a dar o tom do vídeo (mais emocional ou alegre, por exemplo), é fundamental que as pessoas consigam enxergar bem o cliente que está prestando o depoimento e o produto que está sendo mostrado.

 

E aí? Pronto para gravar seus primeiros vídeos institucionais?

 

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.