Como fazer o briefing perfeito

como fazer o briefing

Como fazer o briefing perfeito

Quando as empresas começam a crescer, é natural que procurem investir em agências de publicidade para trabalharem de forma mais assertiva na sua estratégia de marketing. Afinal, é fundamental ter ajuda profissional para saber quais caminhos seguir e como fazer isso da melhor maneira.

Para conseguir traçar todos esses caminhos, o briefing entra como uma parte fundamental do trabalho. Justamente por ser uma peça-chave do processo, ele precisa ser muito bem feito e baseado 100% na realidade. Porém, engana-se quem pensa que o único responsável por criar o briefing perfeito é o atendimento da agência. Na verdade, quem deve trazer esse material é o cliente e, com a ajuda especializada da agência, o briefing será lapidado e adequado para que o planejamento tenha os resultados desejados.

Não sabe como fazer um briefing da sua empresa? Separamos aqui as principais perguntas que seu briefing deve responder e que vai deixar a sua estratégia de marketing muito mais completa e eficiente.

Um breve overview

Aqui, é importante passar uma ideia bastante ampla sobre sua empresa, o seu produto/serviço e o mercado.

• O que é o seu produto ou serviço? Explique brevemente o que você oferece ao consumidor.

• Quem é seu público? Onde ele mora, qual a faixa etária, sexo, onde trabalha, quanto ganha.

• Quem é sua empresa no mercado que você atua? Qual o percentual de mercado ela possui, quem são os principais concorrentes, quais os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes, etc.

• Qual oportunidade você enxerga dentro do setor? Ou qual desafio sua empresa tem? Quais problemas precisam ser resolvidos?

Um plano para o futuro

Nessa parte, a ideia é explicar para onde seu negócio deve ir, qual o planejamento estratégico da empresa como um todo.

• Quais são suas metas para os próximos anos? Onde sua empresa quer chegar?

• Quais são suas definições de sucesso? Aumentar as vendas, o market share, construir uma reputação excelente, ser top of mind no seu setor?

• Existem obstáculos no seu caminho para chegar onde você planeja? Quais são eles? O que você pode fazer para superá-los?

Uma métrica

Mais do que ter um objetivo de crescimento, é fundamental ter como medir esse crescimento.

• Quais são os KPIs, ou seja, como será medida a evolução das metas? O que vai mostrar que as estratégias estão dando certo?

 

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