Como estimular a criatividade no dia a dia

como estimular a criatividade

Como estimular a criatividade no dia a dia

Quem faz qualquer trabalho que exija criatividade, seja escrevendo textos, pintando quadros ou gravando vídeos, usa muito o termo inspiração – como se fosse uma entidade que viesse do além e impulsionasse lapsos divinos de criatividade.

O fato é que não é bem assim. É inviável esperar que a inspiração chegue para produzir, especialmente se você faz uso dela no seu trabalho. Mas isso não é o fim do mundo, apenas mostra como é importante trabalhar a criatividade. Isso mesmo, a criatividade pode – e deve – ser cultivada, regada, alimentada. E nesse post a gente dá algumas dicas de como fazer isso.

Repertório

Criatividade e repertório são suas palavras que deveriam andar de mãos dadas.

Quanto maior seu repertório, mais material vai ter disponível no seu “HD interno” para criar espaço para a tal inspiração e mais rápido sua mente consegue trabalhar para resolver um problema.

Engana-se quem pensa que um bom repertório é construído somente dentro da sua área de atuação. Muito pelo contrário! É preciso explorar tudo e qualquer forma de alimentar sua mente com novas ideias, aprendizados, motivações. Leia livros sobre temas diversos, assista a filmes de épocas diferentes, vá a exposições de arte e fotografia, viaje, assista a vídeos de assuntos que não são do seu domínio na internet, converse com pessoas que trabalham em áreas diferentes e têm um estilo de vida oposto ao seu.

No estresse

Porém, de nada adianta ter um vasto repertório se você está sempre exausto e estressado e sua mente não consegue “acessar esse material”. O estresse é um grande limitador da criatividade, por isso, busque alternativas para relaxar e oxigenar o cérebro, como praticar atividades físicas, meditar antes de dormir ou fazer qualquer hobby que te dá prazer. Já reparou que as melhores ideias sempre vêm quando estamos no banho ou fazendo uma caminhada no parque? Então!

Foco

Outro ponto importante é ter foco. A concentração é fundamental para deixar fluir toda sua criatividade e pensar com clareza. Mesmo pequenas interrupções, como ver uma mensagem no celular, podem destruir sua concentração e atrapalhar seu fluxo criativo. Portanto, foco e disciplina também caminham lado a lado com a criatividade!

Sem bloqueios

Criatividade tem a ver com experimentação, descobertas, tentativa e erro. As ideias precisam fluir sem barreiras. Se você ficar o tempo todo criticando, julgando e direcionando seu trabalho, limita novas ideias de surgirem e perde possibilidades de descobrir novos caminhos incríveis. A dica é deixar rolar. Crie sem limites. Explore, arrisque, ouse. Permita sua mente criar e produzir sem filtros.

Dê um tempo

Depois de finalizado o processo, afaste-se por um tempo. Deixe as ideias assentarem. Esqueça o projeto (dentro das possibilidades de prazo, claro!). Só então retome com um olhar mais crítico a analítico. Agora, sim, é o momento de mudar, cortar, incluir, podar. Mas aí você já tem no papel todo o potencial criativo que poderia ter, e é sempre mais fácil enxugar do que aumentar, né? 😉

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.