Como dimensionar um gerador para sua transmissão ao vivo


O gerador é um equipamento de extrema importância que garante em diversos eventos e garante que, mesmo com queda de energia, todo o sistema elétrico vai continuar funcionando. Shows, casamentos e até transmissões ao vivo são casos onde a presença de um gerador é indispensável.

Esse tipo de gerador, que é o mais conhecido, só é ativado quando acontece interrupção na rede de energia elétrica, e é chamado de standby. Também existem os geradores que são utilizados como fonte de energia primária e contínua, ou seja, eles complementam a demanda energética quando as redes locais que fornecem têm uma potência menor.

Mas como saber se vai ser necessária a locação de um gerador? E como dimensionar um gerador de forma adequada para não passar aperto?

Quem vai poder fornecer essas respostas é o chefe de elétrica, profissional importantíssimo em um set de filmagem.

O chefe de elétrica é o responsável por todo o serviço de instalação elétrica, refletores e acessórios em um set. Geralmente, ele trabalha junto com o diretor de fotografia para entender o que se planeja em termos de iluminação, pontos elétricos, autorizações necessárias e etc.

É esse profissional também que dimensiona o tamanho da equipe elétrica, calcula o tempo para instalar e desinstalar os equipamentos, bem como a necessidade de ter um gerador.

Para dimensionar o gerador, é preciso entender as potência dos equipamentos que serão utilizados e por quanto tempo ficarão ligados, sem esquecer os computadores e os camarins.

191,932 Power Generator Stock Photos, Pictures & Royalty-Free Images -  iStock
  • Verifique a potência de todos os aparelhos e multiplique o valor por 1,52 para obter o valor em volt-ampere (VA);
  • Em seguida, multiplique por 1,3., que adiciona uma margem de segurança de 30%;
  • Divida o valor por 1.000 para transformar VA em kVA;
  • O resultado é a potência em KVA que o gerador deverá atender.

Veja um exemplo abaixo de uma lista de equipamentos:

  • 1 Fresnel Alógeno de 2k =  x 2.000W = 2.000W uso normal
  • 6 Lâmpadas fluorescentes 60W = 360W uso normal
  • 1 Computador = 300W uso normal
  • 1 Motor 1CV = 750W uso normal / 3000W uso pico

Total = 4.510 W / 6.760 no pico

Seria necessário um gerador de no mínimo (4,5KVA x 130% ) = 5,8 KVA para utilização normal. No pico de partida, 6,7KVA x 130% = 8,7KVA, se forem iniciados simultaneamente.

Nesse caso, como haveria somente um equipamento indutivo com o pico, poderíamos ligá-lo sozinho e anteriormente aos outros equipamentos, o que resultaria em torno de 4KVA (contando o acréscimo de 30%). Após alguns instantes, o motor trabalharia com a potência nominal e o usuário poderia ligar os outros equipamentos.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.