Como colocar o Twitch na sua estratégia de marketing

Como colocar o Twitch na sua estratégia de marketing

Como colocar o Twitch na sua estratégia de marketing

Talvez você só tenha ouvido falar do Twitch recentemente, devido ao boom das lives que estamos vendo acontecer há algum tempo, mas saiba que a plataforma de streaming existe desde 2005 e foi comprada pela Amazon em 2014.

O Twitch foi criado como uma plataforma de transmissões ao vivo para que as pessoas pudessem compartilhar seu dia a dia com os seguidores. Com o tempo, o ambiente acabou atraindo muitos gamers visto que era muito simples jogar ao vivo, já que a rede suporta transmitir imagens do PS3, PS4, PC e Xbox, diferentemente de outras plataformas. Como a rede nasceu com esse objetivo, ela é, sem dúvida, uma das mais fáceis e práticas de usar para quem que fazer lives.

Imagem: https://www.dw.com/

Apesar de ser muito forte no universo dos games, o Twitch não tem só isso. Existe gente fazendo lives sobre diversos assuntos, desde simples bate-papos, até receitas ou desenvolvimento de sites. Ou seja, existe conteúdo suficiente para os mais de 140 milhões de usuários hoje na plataforma. E, claro, isso pode ser uma grande oportunidade para a estratégia de marketing da sua empresa. Veja como sua marca pode fazer presença no Twitch:

1.Ações patrocinadas

Os streamers, como são chamados os criadores de conteúdo do Twitch, são influenciadores digitais. Eles criam uma relação muito próxima com o público que os acompanha, trocam ideias, conselhos, dicas e os mais variados assuntos do dia a dia, gerando confiança e credibilidade dentro da sua comunidade.

São várias as possibilidades de realizar ações patrocinadas com os streamers, seja tendo seu logo exibido na live, um link indicado ou mesmo o streamer comentando sobre o seu produto/serviço durante a live. Estude bem seu público e e escolha quais os influencers que mais se encaixam com o perfil da sua marca e seu público-alvo.

2.Criando suas próprias lives

Por que não sua empresa criar conteúdo no Twitch? Essa é uma das formas de atuar dentro da plataforma e monetizar seu conteúdo. Um das principais vantagens dessa rede para as demais, como Instagram, Facebook ou YouTube, que também contam com o serviço de streaming, é o perfil do público que acessa a plataforma.

Na redes sociais em geral você encontra todo o tipo de pessoa que está lá pelas mais diversas razões e com interesses pelos mais diversos assuntos e até formatos de conteúdo (há quem goste de ver vídeos no YouTube mas não curte assistir às lives; outros preferem rolar o feed aos Stories do Instagram). Já o Twitch, cujo grande atrativo são as transmissões ao vivo, especialmente de jogos, tem um público consumidor muito mais assertivo e engajado naquele formato e temática, o que torna a rede extremamente relevante para certos tipos de marcas e empresas.

Imagem: https://www.businessinsider.com/

O que considerar antes de colocar o Twitch na sua estratégia na marketing?

Por ser maioritariamente focada em jogos, apesar de outros tipos de conteúdos também terem seu espaço por lá, o Twitch concentra bastante jovens. Por isso, é fundamental ter clareza sobre qual o seu público e traçar estratégias inteligentes de como conversar com ele naquele contexto.

Tão importante quanto o perfil do público é a linguagem utilizada. O twitch é um ambiente focado em entretenimento, por isso todas as ações de marketing dentro da plataforma devem ser pensadas por esse viés, de entreter mais do que vender, ou você pode assustar e espantar o seu público.

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