Como anunciar no Instagram

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, já atingiu 1 bilhão de usuários. É visual, social, nativa para celular (só depois de muito tempo recebeu uma versão para o computador), e absolutamente viciante.

A qualidade das imagens e dos vídeos é superior (de propósito) a qualquer outra rede e, após uma batalha que aparentemente nem fez suar a gigante social, destronou o crescente Snapchat com seu recurso de Stories. Dada a sua afinidade com vídeos, recentemente lançou o IGTV para competir mais fortemente com o YouTube, mas ainda não teve resultados oficiais divulgados.

No Brasil, são 50 milhões de usuários ativos mensalmente publicando conteúdo, comentando, compartilhando conteúdo, falando com amigos ou simplesmente observando as imagens incríveis e inspiradoras de muitos e muitos outros usuários.

É aqui que a coisa começa a ficar interessante. O Instagram foi comprado há algum tempo pelo Facebook. Essa compra significou mais do que controle, já que o Instagram tinha potencial para desbancar o próprio Facebook: como as duas redes armazenam dados de seus usuários, uma vez que para acessar é necessário fazer o login (isso é uma vantagem absurda em relação ao Google, por exemplo, que só consegue estimar quem são os usuários com base em seu comportamento), o caminho natural é que elas compartilhassem esses dados entre si.

Por exemplo, se o João deu like num post de futebol no Instagram e depois em um post da seleção brasileira de vôlei no Facebook, as duas redes compartilham esses dados e descobrem que João gosta de esportes em geral e não apenas de futebol ou vôlei, como seriam induzidas a pensar isoladamente. Isso enriquece muito a precisão sobre interesses de cada usuário. E, consequentemente, enriquece muito a precisão das empresas que querem encontrar essas pessoas para oferecer seus produtos e serviços.

Para aproveitar de todos esses benefícios da precisão sobre as pessoas, tudo que uma empresa ou marca precisa fazer é anunciar no Instagram. É aqui que eles ganham muuuito dinheiro.

Para anunciar, por sua vez, também é muito fácil. Basta ter uma conta da empresa no Facebook. Não precisa ter no Instagram, mas logo de cara já avisamos que vale muito a pena ter uma para poder interagir e ganhar audiência em sua página de negócio ao longo do tempo.

Em seguida, é só abrir o gerenciador de anúncios. A coisa toda é muito intuitiva e vai dar pra seguir o jogo numa boa. Com o gerenciador de anúncios, é só clicar em Criar Anúncio.

Lá, vai ser possível definir uma série de informações fundamentais para a sua campanha: período, investimento, posicionamento (é onde você escolhe onde quer que seu anúncio apareça! Tem vários lugares possíveis, como Facebook Feed, Messenger, Instagram Feed, Instagram Stories e muitos outros… é aqui que você define que quer anunciar no Instagram) e, tão importante quanto, você deve definir a segmentação.

Vamos falar um pouco sobre segmentação!

Sua empresa atua em uma região específica ou para todo o Brasil ou para todo o mundo? Nessa sessão você pode restringir a região para onde quer anunciar.

Sua empresa atende todas as idades ou uma faixa específica, como idosos ou jovens? Atende homens e mulheres ou também tem um direcionamento?

Aí chega uma parte importante: os interesses. Lembra do João, que gosta de esportes? Se sua empresa vende artigos esportivos, pode ser uma boa mostrar seus anúncios para o João. Ou você pode escolher pessoas com interesses em moda, beleza, estilo de vida e oferecer a nova coleção de roupas que está lançando.

Quanto mais você conhecer seu público, sua região, sua idade, seus interesses e hábitos, mais preciso fica o anúncio e maior a chance de você acertar a pessoa certa na hora certa e economizar um bom dinheiro de investimento em propaganda.

Bom, é claro que falamos da mídia em si, mas sempre vale repetir a importância da peça, do que você está comunicando. Não adianta muito atingir a pessoa certa, na hora certa com uma mensagem que não engaje, que não tenha qualidade para causar o impacto que deseja. É fundamental investir tempo e dinheiro para fazer uma boa peça ou, melhor ainda, um bom vídeo (80% dos usuários da internet inteira consomem vídeo online).

E agora, com essas dicas, que tal começar a anunciar no Instagram e mostrar pra todo mundo vídeos incríveis da sua empresa para atrair muitos clientes?

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