Como anunciar no Facebook? Ferramentas para Facebook Ads

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Como anunciar no Facebook? Ferramentas para Facebook Ads

Quase todo mundo tem Facebook hoje em dia. Essa máxima tem um bom fundamento. São mais de 120 milhões de brasileiros na plataforma – e 90 milhões usam todos os dias.

Então, se você tem um negócio, qualquer que ele seja, há altíssimas chances dos seus consumidores estarem lá!

Ah! Mas meu negócio é com outras empresas, isso também resolve? – Sim, porque empresas são formadas por pessoas e essas pessoas, muito provavelmente, estão no Facebook!

Porém, com um número tão grande de usuários, se tudo o que todo mundo postasse fosse aparecer na timeline das pessoas, ela seria atualizada a cada fração de segundo e não conseguiríamos ler nenhuma delas. Por isso, o Facebook tem algoritmos poderosos para identificar o que realmente interessa para cada um e, então, exibe apenas esse tipo de conteúdo relevante.

O lado ruim dessa história toda é que, caso você administre uma página de uma empresa e não a de um parente, amigo próximo ou marido/esposa de seus clientes, a chance de seu conteúdo aparecer organicamente para eles varia entre 1 e 0,1%. Ou seja, mesmo que sua empresa tenha, por exemplo, 10.000 seguidores, todo conteúdo que você posta em suas páginas aparecerá para apenas entre 10 e 100 pessoas.

A solução apresentada pela plataforma, porém, foi o Facebook Ads, anúncios patrocinados. Você investe dinheiro para que seus posts alcancem um número maior de pessoas que interesse a sua empresa, já que é possível fazer segmentações de público como gênero, idade, região e interesses (além de muitas outras).

Tanto para quem já conhece quanto para quem ainda está iniciando, listamos 5 ferramentas que ajudam muito na hora de administrar seus anúncios na plataforma e vão fazer uma grande diferença nos seus resultados:

1) Gerenciador de anúncios do Facebook

É a forma mais natural, rápida e direta de fazer anúncios no Facebook. Nessa plataforma do próprio Facebook é possível gerenciar todos as suas campanhas, grupos de anúncios e anúncios individualmente. Ela é a plataforma-mãe, da qual todas as outras se conectam de alguma forma para conseguir veicular anúncios.

A grande vantagem é que, além se seu uso ser gratuito (o uso da plataforma e não os investimentos em mídia!) você tem diversos recursos e visualizações de relatórios rápidos e bem completos. É possível fazer suas segmentações, subir seus criativos, como vídeos, posts, carrosséis, canvas, dentre muitos outros. É de lá também que se administram anúncios no Instagram, que pode ser feita de forma isolada (apenas para o Instagram) ou de forma conjunta, uma vez que muitas pessoas têm conta nas duas plataformas.

A desvantagem é que, por ser muito completa, ela pode ser complicada ou assustar em um primeiro momento, mas vale dar uma estudadinha para dominar a ferramenta e começar a exibir seus anúncios para o público que realmente te interessa.

2) App do Gerenciador de Anúncios

É a versão para celular o Gerenciador de Anúncios. Para quem quer agilidade e praticidade na hora de acompanhar seus anúncios, o app permite entender o que está acontecendo com seus anúncios de qualquer lugar sem necessariamente estar logado em um computador. Tem as mesmas funções do Gerenciador, mas é feita para o celular. Tudo o que é feito nele também aparecerá no desktop e vice-versa. É preciso baixar o aplicativo e se logar na sua conta para começar a usar.

3) Hootsuite Ads

Já caminhando para um nível 2 de conhecimento, o Hootsuite é uma das plataformas mais populares e utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo. Nela é possível tanto gerenciar suas postagens orgânicas quanto seus anúncios e ajuda muito a organizar todo o conteúdo que vai produzir.

Por ser uma plataforma integrada, ela concentra todas as suas contas e dá uma maior visibilidade sobre os anúncios e as campanhas que estão rodando. Diretamente dela também podemos criar os anúncios, definir metas, acompanhar os resultados. É bastante completa. Há uma versão gratuita, em que podemos gerenciar até 3 perfis sociais, ter relatórios básicos e agendar posts; já a versão paga permite mais relatórios, funções e integração com aplicativos.

4) Qwaya

Essa ferramenta vai um passo adiante e entrega recursos para fazer os famosos testes A/B. Isso significa que, com ela, é possível testar dois anúncios diferentes com a mesma mensagem, comparar a eficiência e investir mais no que apresentou melhores resultados, otimizando bastante os investimentos.

Por exemplo, caso você venda sapatos, pode exibir dois anúncios diferentes, um com apelo para o design e outro com o desconto da loja. Caso o do desconto atraia mais visitantes e compradores para a sua loja, o outro, do design, será desligado e sua verba será automaticamente direcionada para esse dos descontos, o que vai fazer com que seu dinheiro seja muito melhor aproveitado.

Muitas vezes, pequenas alterações nos títulos dos anúncios ou com fotos em ângulos opostos podem fazer uma grande diferença por razões que antes não havíamos considerado.

5) Driftrock

Por fim, chegamos em um nível avançado de ferramentas (ainda há muitas outras e vale a pesquisa). O Driftrock é usado por grandes anunciantes como BMW e Coca-Cola. Com ele podemos exibir anúncios por fatores que nunca imaginamos, como o clima da cidade, a programação da TV ou do rádio, a disponibilidade do produto em estoque e muitas outras.

Por fazer tudo automatizado, consegue obter resultados surpreendentes e trazer um retorno muito maior sobre o investimento. Nesta linha de automações avançadas também há outras ferramentas, mas esta pode ser um bom primeiro passo para entrar nesse universo de tecnologia para anúncios.

 

Com toda essa tecnologia, a entrega de seus vídeos pode ser muito mais eficiente e lucrativa. Agora que você aprender como anunciar efetivamente no Facebook, que tal começar agora?

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