Seu computador pode ajudar a combater o coronavírus

combater o coronavírus

Seu computador pode ajudar a combater o coronavírus

O mundo todo está vivendo momentos de tensão e incertezas por conta da pandemia do coronavírus. Medidas como o isolamento social, quarentena e lockdown foram adotadas em diversos países para tentar conter o avanço da COVID-19, já que ainda não há uma vacina capaz de proteger as pessoas de contraírem a doença.

Mas o que será que podemos fazer para ajudar o planeta a enfrentar essa situação? Além de respeitar as medidas de distanciamento social e higiene, o seu computador pode ser de grande ajuda no combate ao coronavírus.

Como assim?

Proteínas estão presentes em diversas esferas da nossa vida, do fio de cabelo aos nossos músculos. E, também, nos vírus. Para se desenvolver medicamentos e vacinas contra as doenças, é preciso identificar a rastrear como aquele agente causador de comporta, para então poder ser combatido.

O problema é que enxergar e rastrear todas as formas de como as proteínas se arranjam e se movimentam é uma missão muito difícil, e nem mesmo os supercomputadores mais potentes do mundo possuem capacidade de processamento que dê conta da tarefa.

É aí que você, eu, e qualquer outra pessoa com um computador em casa, entra. O Folding@Home é um projeto lançado em 2000 pela Universidade de Stanford, EUA, e o usa o conceito de computação compartilhada para fazer cálculos e simulações de pesquisas médicas, estudando o movimento das proteínas, inclusive a COVID-19.

O Folding@Home utiliza parte da capacidade de processamento que seu computador não está usando para potencializar os estudos das proteínas. É, realmente, um sistema de compartilhamento e cooperação, onde centenas de milhares de computadores que estão com sua capacidade de processamento subtilizadas (o que, quase sempre, acontece) se unem para gerar uma força que nenhuma tecnologia até hoje foi capaz de conseguir. E não precisa se preocupar porque você pode continuar usando seu computador normalmente enquanto joga, navega pela internet ou trabalha porque o programa não vai interferir em nada.

Em abril de 2020, já no meio da pandemia do coronavírus, mais de 700 mil pessoas haviam se inscrito para participar do projeto. Com isso, a rede conta com um poder de processamento de 2,4 exaflops, mais do que os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo juntos.

Para participar do combate à COVID-19 do conforto da sua casa, basta acessar esse link e seguir as instruções do Folding@home.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.