Comarketing com vídeos: aprenda a turbinar sua estratégia audiovisual

Já fizemos diversos textos aqui explicando por a + b como os vídeos podem fazer a diferença na estratégia de marketing da sua empresa. Vídeos corporativos, institucionais, de treinamento, virais…

E o que eles todos têm em comum? São feitos, essencialmente, a partir da própria empresa, ou seja, um conteúdo de dentro pra fora.

O que vamos falar hoje é como fazer parcerias com produtores de conteúdo e fazer um comarketing em vídeo!

Essas parcerias são conhecidas como collabs, ou seja, a união entre empresa e criador de conteúdo na internet para produzir vídeos sobre sua marca ou produto.

Funciona assim: imagine que sua empresa vende cursos de mergulho. Então, você faz uma collab com um produtor de conteúdo do YouTube famoso por gostar de esportes radicais mostrando todo o processo do curso na sua loja, as aulas, material de apoio, equipamentos e o mergulho no mar.

Se aliar a um grande criador de conteúdo para fazer um único vídeo é apenas umas das formas de se fazer comarketing em vídeo. Outra maneira é escolher pequenos influenciadores e fazer uma ação ao mesmo tempo, criando um buzz e aumentando a expectativa dentro de uma ampla audiência. Também é possível fazer uma abordagem multicanal, criando vídeos tanto no canal da sua empresa quanto no do criador de conteúdo, mesclando as duas linguagens.

Afinal, porque apostar em comarketing com vídeo?

Concorda que todo mundo sai ganhando nessa história? Você, como empresa, tem alguém de credibilidade ratificando a qualidade do seu produto; o criador de conteúdo, que tem um conteúdo interessante e de qualidade para mostrar para quem o segue; e, por fim, o público, que tem acesso a informação, conhecimento e entretenimento. Além disso:

  • Você alcança uma nova audiência: ao unir forças com um produtor de conteúdo, sua marca ou produto atinge um público diferente e potencial, que é o público do influenciador. É uma ótima maneira de sair da “bolha” da sua própria audiência e entrar em contato com pessoas de perfil parecido e com grandes chances de se tornarem consumidores da sua marca.
  • Você ganha credibilidade: especialmente ao fazer parcerias com produtores de conteúdo de grande alcance dentro daquele mercado, é como se sua marca ganhasse um “selo de aprovação” perante a audiência que o acompanha, já que existe uma forte relação de confiança entre os envolvidos.
  • Você divide os custos: assim como os benefícios que uma parceria trás para ambas as partes, os custo de produção também podem ser divididos. Muitos produtores de conteúdo já tem seu próprio equipamento e até estúdio de gravação, o que facilita a execução e dilui o custo.

Como encontrar os parceiros certos?

Mesmo perfil

O produtor de conteúdo tem que tem um estilo e perfil que converse com sua marca ou produto. Ambos tem que falar a mesma língua, ter os mesmos propósitos e princípios, ou fica uma parceria completamente artificial que, além de não gerar o resultado esperado com o público, pode ter o efeito contrário.

Mesmo público-alvo

Outro ponto é escolher parceiros que tenham o mesmo público-alvo que você. Para isso, você precisa realmente conhecer sua audiência, o que vai muito além do sexo, idade e renda. É preciso entender o que seu público gosta de fazer no tempo livre, quais seus assuntos de interesse, como se relacionam e se comunicam. Então, procure por produtores de conteúdo que falem com essas pessoas.

Além dos vídeos

Também é legal pensar em parcerias que extrapolem os vídeos, onde o influenciador pode fazer conteúdos diferentes em outras plataformas, como blogs e redes sociais. Assim, você garante um maior alcance dentro do público do produtor de conteúdo e cria uma divulgação mais rica de informação e consistente, aumentando ainda mais a confiança do público na sua empresa ou produto.

 

Que tal apostar nessa ideia? Conte com a gente!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.