Coletivos de mulheres no mercado de trabalho

Há décadas as mulheres lutam pelos seus direitos na sociedade. As mulheres lutaram pelo direito ao voto, ao anticoncepcional e para fazerem parte do mercado de trabalho. Muitas conquistas já aconteceram, mas ainda falta muito para que o mundo alcance a equidade de gêneros – em todas as áreas.

Dentro do mercado de trabalho, as mulheres vem firmando seus espaços e fazendo suas vozes serem ouvidas, mas ainda resta um longo caminho pela frente para que elas tenham as mesmas oportunidades, salários e respeito que os homens.

Selecionamos 4 coletivos inspiradores feito por e para mulheres com o objetivo de gerar visibilidade, aprimorar conhecimento e trocar experiências.

Rede Mulher Empreendedora

Fundado pela empresária Ana Fontes em 2008, a RME começou com uma página no Facebook e encontros presenciais para que empreendedoras para pudessem trocar experiências sobre seus desafios e realidades. Hoje, conta com mais de 150 mil mulheres em todo o país e presta serviços gratuitos a essas mulheres, como cursos e eventos.

More Grls

Com 3,6 mil profissionais da área de comunicação cadastradas, o coletivo fundado por Laura Florence, diretora executiva de criação da Havas Health, cria visibilidade para mulheres dentro do mercado. Por meio de um banco de dados, elas podem exibir seu portfólio e ser encontradas por empresas que estejam precisando de profissionais com aqueles talentos.

Free The Work

Inspirado no Free The Bid, dos Estados Unidos (fizemos um post AQUI sobre o assunto!), o coletivo liderado por Mariana Youssef, diretora da Paranoid, reúne mulheres atuantes no mercado de audiovisual publicitário, como diretoras, roteiristas, editoras e outras funções. O intuito é criar espaço para essas mulheres serem vistas pela indústria e romper com o padrão de mulheres apenas criam propaganda de absorvente e maquiagem.

WoMakersCode

O mercado de tecnologia é claramente dominado por homens. Visando mudar esse cenário e criar mais oportunidades para as mulheres se desenvolverem no setor, o coletivo criado por Cynthia Zanone promove oficinas e cursos e possui parcerias de recrutamento com empresas como Microsoft, Accenture e Movile.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.