Cinema: o que faz um produtor

De modo geral, quem trabalha com produção é responsável por viabilizar que o projeto saia do papel. Simples, não? 😉

Claro que ninguém faz nada sozinho, especialmente no cinema. “Produção” é um termo muito genérico que engloba diversos níveis, cargos e funções envolvendo a produção de um filme, que é algo de bastante responsabilidade e complexidade. São os esforços de todo mundo junto que faz a mágica acontecer. Para termos uma visão mais geral da área, os profissionais mais comuns da produção são:

– Diretor de produção: é o responsável por fazer tudo acontecer sem estourar o orçamento e o cronograma. É quem está no o dia a dia mesmo, faz a filmagem acontecer. É o diretor executivo quem entra em contato com as empresas de equipamentos, locações, equipe técnica, atores. Ele lida com a parte técnica, financeira e criativa da coisa toda. Circula entre os responsáveis pelas diversas áreas para ajudar a viabilizar o que foi planejado – dentro do orçamento previsto. Gerenciar as ações, cobrar as equipes, monitorar as montagens e desmontagens de cenário, entre outras funções está dentro do seu escopo de trabalho. Dentro da sua equipe podem ser contratados assistentes de produção apara auxiliar com tarefas mais detalhadas.

– Produtor executivo: quem lida com a grana. Vai atrás de patrocinadores, programas de incentivo, apoio e distribui a verba entre todas as fases do processo, da pré-produção à distribuição e comunicação. Participa de todas as etapas, desde a leitura do roteiro até a distribuição do filme. É um dos manda-chuva, lado a lado com o diretor executivo.

– Subdivisões: existe um universo de ramificações dentro da divisão de produção, que são os produtores responsáveis por determinadas áreas em específico, como produção de elenco, produção de objetos, produção de figurino, produção de locação e produção de alimentos. Tudo depende do tamanho e verba do projeto.

Para trabalhar com qualquer setor da produção de um conteúdo audiovisual, algumas palavras-chave precisam estar sempre na mente do profissional:

– Jogo de cintura: o produtor precisa saber lidar com problemas e encontrar soluções. Muitas coisas podem dar errado ou sair diferente do planejado durante um processo de filmagem, e cabe a esse profissional encontrar as melhores saídas para que a máquina possa girar (e voltar aos trilhos quando sair deles).

– Visão macro: é preciso saber mapear tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer. É quem precisa entender o roteiro perfeitamente para saber o que e quando precisa ser feito, e por quem.

– Capacidade de planejamento: com tantas responsabilidades, quem trabalha com produção precisa saber se planejar muito bem e ter o cronograma como seu melhor amigo – junto com a planilha de custos! É fundamental desenvolver técnicas de organização e planejamento para que nada fuja ao controle ou fique para trás.

– Habilidades em lidar com pessoas: já deu para entender que essa função exige se relacionar com praticamente todo mundo da equipe para fazer o filme acontecer. Por isso, saber ouvir, entender, cobrar, coordenar, conversar é muito importante. O produtor é quem circula entre as diferentes esferas da produção audiovisual e vai costurando as etapas e estratégias entre os envolvidos.

 

Se você estiver interessado em aprender mais sobre o universo audiovisual, fizemos um post sobre o que é a visita técnica e outro explicando o que faz um assistente de direção!

Quem gosta da parte de produção audiovisual levanta a mão! \o/

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.