História do Cinema Mundial – Cinema Noir


História do Cinema Mundial – Cinema Noir

O Cinema Noir teve seu auge entre as décadas de 40 e 50 e recebeu grande influência do expressionismo alemão (temos um post somente sobre esse movimento). O mais curioso é que, até hoje, há algumas polêmicas sobre esse movimento, pois alguns críticos defendem que ele é um gênero e outros, apenas um estilo de filmagem.

cinema noir stranger
Cartaz do filme “Stranger in the Third Floor”, de 1940

O filme Stranger in the Third Floor, de 1940, é considerado o primeiro film noir, enquanto que Touch of Evil, de 1958, é tida como a última produção desse estilo.

cinema noir touch
Cena do filme “Touch of Evil”, 1958

O Cinema Noir possui baixo orçamento e ambientação urbana, tendo a cidade como um ambiente opressor e perigoso, diálogos rápidos e atores não muito conhecidos. Uma das suas características mais marcantes é o ângulo de câmera pouco convencional, com enquadramentos desalinhados, inclinados, e closes bem fechados e intensos. As cenas eram escuras, com sombras criadas pela projeção de barras de grade de prisão e venezianas, por exemplo, criando uma narrativa de suspense e mistério. Daí vem o termo Noir, que significa “preto” em francês, e foi usado pela primeira vez para definir aquele tipo de produção cinematográfica em 1946 pelo crítico francês Nino Frank.

cinema noir dark
Cena do filme “The Dark Corner”, de 1946

Outro ponto bastante caraterístico dos filmes do Cinema Noir é o tipo de história e a construção dos personagens. A temática é sempre de ação policial, com a presença da femme fatale, crimes, corrupção, casas noturnas. Os personagens são moralmente ambíguos, que cedem às fraquezas humanas e convivem com situações criminosas. Têm objetivos cínicos e, por vezes, até cruéis. Os mocinhos nem sempre são apenas bons, a vítima não é só a coitadinha, o herói não é só aquele que salva.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.