História do Cinema Mundial – Cinema Indiano


História do Cinema Mundial – Cinema Indiano

O produção cinematográfica indiana teve início em 1897. Um ano antes, o país foi apresentado à sétima arte por meio de algumas películas dos irmãos Lumiére.

Cena do filme “Raja Harishchandra”, de 1913, primeiro longa-metragem indiano

Foi a partir da década de 40 que o cinema ganhou uma importância imensurável na cultura indiana, pois o país havia acabado de conquistar a independência da Inglaterra e os filmes na telona passaram a reproduzir a grande variedade cultural que faz da Índia um verdadeiro caldeirão com diversos povos e religiões.

Cinema Indiano - Mother India
Filme “Mother India”, de 1957, o maior clássico do cinema indiano de todos os tempos

Em meados de 1970, a produção cinematográfica passou a escancarar a crescente insatisfação popular com a corrupção do governo e a violência que assolava o país. Já a década de 90, marcada pela liberação e crescimento econômicos, a nova classe média que emergia estava sedenta por novidades, diferentes da tradicional cultura indiana que vigorava até então. E, mais uma vez, o cinema reproduziu essa realidade que se formava colocando em destaque o conflito de gerações.

Foi a partir dessa mudança que o cinema indiano explodiu no mundo todo, sendo hoje a indústria que mais produz filmes no mundo. Sim, mais do que Hollywood. A diferença está no preço do ingresso, incrivelmente barato na Índia, e no orçamento alocado para cada filme, que é muito menos que na indústria americana.

Engana-se quem pensa que o cinema indiano se reduz apenas a Bollywood. A Índia, com seus mais de 1.3 bilhão de habitantes, possui uma ampla variedade de povos, línguas e culturas, e existem grandes indústrias do cinema que conversam com os principais grupos. Apesar de ser a mais conhecida e influente indústria do cinema indiano, Bollywood (uma junção de Bombaim – atual Mumbai – com Hollywood), que fala no idioma hindi, é apenas a 3ª maior em relação ao número de filmes produzidos no país.

Já Tollywood, de língua bengali e o mais aclamado pela crítica, é o mais respeitado pela qualidade de suas produções. A mistura do nome Tollygunge, bairro de Calcutá, onde a indústria nasceu, com Hollywood originou o nome dessa indústria e inspirou a criação do nome Bollywood alguns anos depois, seguindo a mesma lógica.

A língua tâmil é representada pelo cinema de Kollywood, que mistura o nome do bairro de Kodambakkam, na cidade de Chennai, com – adivinha? – Hollywood. É a produção cinematográfica mais importante do sul da Índia.

O cinema télugo possui o maior complexo de estúdios centro de produção de cinema, chamado “Ramoji Film City”. Para se ter uma ideia, em 2014 foram produzidos mais filmes em télugo do que em qualquer outra língua indiana.

cinema indiano ramoji
Tour realizado dentro do completo do Ramoji Film City
Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.