3 truques para deixar suas cenas mais interessantes

Quando assistimos a um filme ou documentário, parece tão óbvio as escolhas de como aquelas cenas foram filmadas que nem parece haver outras possibilidades.

Existem infinitas formas de filmar uma cena. Faça um roteiro, prepare um cenário e coloque dez pessoas para gravar a mesma cena, usando as mesmas câmeras e ferramentas. Pode ter certeza de que cada um vai sair de um jeito e despertar diferentes emoções. Isso porque simples mudanças no posicionamento de câmera, escolha de cores ou disposição do objeto dentro do quadro mudam completamente o resultado final e deixam seu filme muito, mas muito mais interessante aos olhos do público!

Quer ver? Listamos 3 “truques” que vão ajudar a deixar suas cenas mais agradáveis e repletas de significados:

Perspectiva

Uma mesma cena, se filmada com perspectivas diferentes, adquire novos e totalmente diferentes sentidos. Ao invés de deixar sua câmera sempre na mesma posição, mudar detalhes como altura, ângulo, inclinação, movimento e posicionamento de câmera podem transformar completamente o significado da cena e as emoções despertadas no telespectador.

Um enquadramento neutro, por exemplo, onde você filma um ator de forma estática, centralizada e na altura dos olhos passa muito pouca informação sobre quem é aquele personagem ou o que ele está pensando/sentindo. Já se você filma de baixo para cima, imprime uma sensação de poder e grandeza em torno do personagem, bem como, ao posicionar a câmera de cima para baixo, demonstra insignificância acerca daquele personagem.

Tamanho

Uma cena com diversos elementos visuais não deixa claro para quem está assistindo o que é, de fato, importante de ser visto – e isso pode estragar completamente sua tentativa de surpreender o público mais pra frente, já que ele não consegui “captar” os sinais que você estava dando.

Assim, o interessante é posicionar a câmera de forma a deixar aquele objeto maior dentro do plano, em destaque. Ao invés de filmar o ator e o objeto lado a lado, por exemplo, porque não inverter e posicionar a câmera de modo que o objeto fique em primeiro plano e o ator, em segundo? Assim, a audiência vai naturalmente ver o que é fundamental naquela cena.

Cores

Outra forma de guiar seu público por onde ele deve prestar atenção é destacando o que é importante por meio das cores. Além de dar o tom e o sentimento da cena, as cores podem ser usadas para enfatizar um objeto ou detalhe que é importante que seja percebido pelo telespectador.

 

Curtiu? E você, tem mais dicas como essa para compartilhar nos comentários?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.