Escolha das câmeras ALEXA LF para a filmagem de “Enola Holmes”

Escolha das câmeras ALEXA LF para a filmagem de "Enola Holmes"

Escolha das câmeras ALEXA LF para a filmagem de “Enola Holmes”

“Enola Holmes”, recentelançamento da NetFlix, tem feito sucesso por aí. O filme conta a história de Enola, irmã dos lendários Mycroft e Sherlock Holmes, e tem Millie Bobby Brown como atriz principal, que se destacou pela atuação em “Stranger Things”, também da gigante do streaming.

O diretor de fotografia, Giles Nuttgens, optou pelas câmeras ALEXA LF e lentes ARRI Signature Primes para o longa e explica melhor sobre sua escolha.

O uso de ALEXAs não é exatamente uma novidade para o diretor Giles Nuttgens. O filme ‘Colette’ (2018), que se passa na mesma época de “Enola Holmes” foi gravado com uma ALEXA Studio devido à velocidade e flare, já que boa parte do longa foi filmado à luz de velas. Assim, quando a LF foi lançada, foi logo sua primeira opção para a história da irmã do detetive mais famoso do mundo.

Mesmo já acostumado às ALEXAs, o diretor foi cuidadoso em relação à subexposição. “Você obteria um ótimo resultado se tivesse um negativo digital realmente bom, mas nunca achei que poderia forçá-lo tanto quanto queria em situações discretas. Ficaria ótimo no monitor, que tem pretos sólidos, mas na projeção digital poderia parecer plano e, muitas vezes, você teria que ter muito cuidado para evitar ruído. Eu não ia parar de filmar ALEXA porque ainda achava que era a melhor câmera disponível, mas esperava que eles produzissem uma ALEXA de maior resolução.”

Percebe-se que não foi pela resolução que o diretor fez essa escolha. Ele afirma que, se uma câmera 4k não tivesse a mesma latitude da ALEXA, ele ainda assim teria optado pela ALEXA a 2.8k já que grava muita informação ao mesmo tempo. Sendo assim, uma imagem mais nítida mas sem a mesma latitude não teria funcionado para a proposta do filme.

Outro ponto importante observado por Nuttgens é em relação à ciência das cores, algo que a fabricante vem trabalhando continuamente e melhorado bastante nos últimos tempos. O diretor diz que ainda foi mais conservador em “Enola Holmes” pois era a primeira vez que estava usando uma ALEXA LF, mas que pretende ousar um pouco mais, especialmente nas áreas mais escuras, nas suas próximas produções com a câmera.

Sobre a escolha de lentes, Nuttgens coloca: “Eu senti que a perspectiva dos Signature Primes combinada com o grande formato foi muito boa para a energia do filme. Eles parecem naturais – você tem uma queda suave na profundidade de campo e eles são muito neutros em seu contraste, dando-me todas as informações do negativo para que eu possa trabalhar com isso mais tarde.”

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.