Bloqueio de cookies no Chrome – como funciona

bloqueio de cookies no chrome

Bloqueio de cookies no Chrome – como funciona

Você gosta de correr. Não é um grande maratonista (ainda!), mas está cada vez mais querendo se aprofundar no esporte. Então, você percebe que precisa de um tênis novo. Não precisa ser um top de linha, mas um que atenda à sua necessidade no momento e caiba no seu bolso. Você busca no Google, vê vídeos no YouTube. Descobre diversas marcas e modelos. Vê preços, compara eficiência, lê reviews. Ok. Agora você já tem mais claro em mente o que precisa mas quer dar mais um tempo até tomar a decisão e concluir a compra do escolhido.

Você volta à sua vida normal. Acessa o jornal para ler uma reportagem e, pá!, vê um dos tênis que pesquisou. Acessa as redes sociais e, pronto!, lá está ele novamente. Procura por uma receita de bolo e, de novo!, o bendito aparece na sua tela.

Se você reconhece essa cena, saiba que essa “perseguição” de anúncios na internet de algo que você pesquisou anteriormente se chama retargeting. Não, não é por acaso 😉

O retargeting é uma ferramenta de marketing bastante usada que utiliza as informações armazenadas nos cookies dos usuários e exibe exatamente aquilo que ele andou buscando na internet, ou que colocou no carrinho de compras e não concluiu.

Mas essa tática está com os dias contados para os usuários do Google Chrome, graças à nova política de controle de cookies. O objetivo é aumentar a transparência e controle dos dados coletados dos usuários na internet – medida tomada especialmente após os escândalos envolvendo o Facebook no uso de informações dos usuários da rede.

No Google Chrome, agora o indivíduo poderá conhecer e escolher quais informações estão sendo utilizadas, ou não, pela plataforma e se quer receber esses anúncios personalizados, como o retargeting.

De acordo com o próprio Google, as pessoas gostam de receber anúncios daquilo que têm interesse, desde que isso seja feito de forma clara e transparente.

 

O que você acha sobre o assunto? Acredita que as mudanças no sentido de proteção de dados estão no caminho certo? Você considera o retargeting uma invasão nas suas informações pessoais ou uma vantagem inerente à tecnologia?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.