Benefícios de projetos transmídia


Nos últimos tempos, novas mídias vêm conquistando o mercado e mudando a forma como as pessoas consomem informações. Já falamos do storytelling  e agora vamos para a transmídia.

Os fundamentos da comunicação não mudaram, entretanto a tecnologia mudou. Atualmente assistimos TV ou um filme enquanto conversamos com nossos amigos no celular ou lendo as últimas notícias, postamos uma foto de uma no Instagram no trajeto para o trabalho, almoçamos atualizando o feed de notícias do Facebook, fazemos um intervalinho para assistir um vídeo no Youtube e antes de deitar damos uma olhadinha nas últimas mensagens do WhatsApp.

Transmídia é uma forma contar uma história, de diferentes formas, em diferentes plataformas, buscando extrair o melhor de cada mídia. E elas devem fazer sentido isoladamente. Deve despertar curiosidade para levar o público a procurar os outros canais. E a participação pessoal e a interação são tão importantes que criam um desejo no consumidor de compartilhar a experiência.

Muitas vezes a transmídia é confundida com crossmídia. A crossmídia também é distribuída em diferentes canais, entretanto o seu conteúdo é igual em todos, não há diferença. Sendo assim, não há motivação para buscar novas informações ou conteúdos adicionais, por parte do espectador.

 

Na mídia tradicional, as histórias e os meios não se comunicam e o conjunto não tem significado, ou seja, a soma das partes vale mais do que o todo. Sendo assim, a experiência do consumidor não era satisfatória.

Já na transmídia, o conjunto conta mais do que a soma das partes separadas. A experiência é enriquecedora e há uma sensação de euforia ao completar todas elas.

É importante não confundir com o simples conceito de marketing, que leva um personagem ou um ícone para diferentes produtos. A narrativa transmídia é uma nova experiência. E o maior desafio é desmembrar a história em vários outros roteiros menores, com novas informações e respostas, sem que o espectador seja obrigado a desfrutar de todas para a compreensão da história.

Uma característica fundamental é o engajamento. É preciso transformar o cliente (ou público) em parte da história, permitindo assim o real envolvimento das pessoas.

 

Apesar do número de internautas ser o segundo mais significativo, a televisão ainda é o meio de comunicação de maior abrangência nacional, estando presente em quase 99% dos lares. Entretanto, com o crescente aumento do número de usuários as grandes emissoras de TV já vem investindo em transmídia, com opções de conteúdos complementares. As apostas nessas duas mídias são altas.

A rede Globo, maior emissora de TV aberta do país, produz conteúdo transmídia para todas as suas novelas. Além dos convencionais resumos dos episódios e próximos capítulos, a emissora disponibiliza em seu site cenas de bastidores, loja com produtos usados na novela e até blogs das próprias personagens.

 

Outro exemplo também é o programa Masterchef, da rede Bandeirantes. Além de assistir o programa, o espectador pode interagir ao vivo, via Twitter. Alguns comentários são selecionados e divulgados na televisão.

A tendência é que as mídias sejam cada vez mais integradas e que o público possa interagir ainda mais com elas.

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