Aumento da publicidade infantil

Aumento da publicidade infantil

Aumento da publicidade infantil

O que você acha sobre publicidade direcionada a crianças?

O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, divulgou uma pesquisa que mostrou um aumento considerável de publicidade direcionada às crianças em canais infantis durante o mês de outubro, em razão do Dia das Crianças. Durante esse período, a propaganda infantil aumentou 331% nos canais Cartoon Network, Discovery Kids e Gloob, em comparação aos demais meses do ano. Isso significa que os pequenos estiveram expostos a uma propaganda a cada 2 minutos durante o mês das crianças, contra uma a cada 9 minutos nos demais meses.

As pesquisam apontam que as crianças de 4 a 11 anos assistem a cerca de 4 horas de televisão por dia, ou seja, são bombardeadas por cerca de 120 anúncios diariamente. Isso é muita coisa.

O próprio Instituto Alana já mostrou recentemente em outra pesquisa que 64% das famílias já se endividaram para comprar algo que a criança queria. Isso se dá porque os pequenos têm grande peso na decisão de compra dos pais ou responsáveis dentro de uma casa.

E os danos não param por aí. Em 2012, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o documento “Recomendações para Promoção e Publicidade de alimentos e bebidas não-alcoólicas para crianças nas Américas”. Além da obesidade, a publicidade infantil também pode despertar materialismo e violência. Inclusive, a Fundação Casa, em parceria com a ONU, divulgou uma pesquisa que mostra que mais da metade dos adolescentes internados por algum delito cometeram crimes ligados a bens de consumo.

Se você tem filhos, conte pra gente nos comentários como você avalia, na sua percepção, a influência da propaganda para os pequenos dentro da sua casa.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.