As pessoas não gostam de anúncios online: como lidar?

As pessoas não gostam de anúncios online

As pessoas não gostam de anúncios online: como lidar?

Você já ouviu falar, conhece ou usa ad blockers?

Os bloqueadores de anúncios são uma extensão instalada no navegador que bloqueia boa parte das propagandas na internet, especialmente banners e pop-ups, e seu uso já alcançou milhões de usuários mundo afora.

E por que o uso de ferramentas como essa cresceu tanto nos últimos anos? O fato é que, com a popularização cada vez maior da internet, aumentou-se, também, o número de anunciantes online. Um estudo americano constatou que as pessoas estão expostas a mais de 7.000 propagandas por dia, considerando meios offline e online. Isso é muita coisa! Não é à toa que os usuários estão cansados de serem bombardeados a todo tempo… Uma pesquisa do Hubspot mostrou que 87% dos internautas acreditam ser muito mais impactados por publicidade hoje do que 2 ou 3 anos atrás.

Além disso, as pessoas já vêm de um histórico de massiva exposição à propaganda sem ter nenhum controle sobre isso nos tempos em que a internet não existia (ou não era tão popular). Na televisão, no rádio, jornal, revistas, outdoors… Foram décadas de intenso bombardeio!

E o que motiva as pessoas a habilitarem ad blockers? A principal razão, para 64% dos entrevistados, é que os anúncios são irritantes; para 54%, os anúncios tiram o foco do que estão fazendo; enquanto 38% tem preocupação com a segurança de seus dados; e 36% acredita que eles afetam o tempo de carregamento das páginas.

Mas calma, nem tudo está perdido para os anunciantes online! Afinal, 83% considera que nem todos os anúncios são ruins e só gostaria de se livrar dos desagradáveis. Aí que está o X da questão. Em tempos de grande concorrência e superexposição dos usuários à publicidade online, é preciso pensar com mais cuidado tanto na sua estratégia de marketing quanto no conteúdo produzido. As pessoas não são completamente avessas à propaganda, pois entendem que ela pode ser muito útil quando apresentada no momento adequado e com um conteúdo relevante para suas próprias necessidades.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a pensar em como melhorar seus anúncios para se destacar da concorrência e ganhar o coração da sua audiência.

Capriche no conteúdo dos seus anúncios

As pessoas não são, necessariamente, contra propaganda, mas 63% dos entrevistados considera que a maioria dos anúncios não são profissionais ou adequados. Isso é um ponto muito importante porque não basta elaborar uma super estratégia de marketing se a criação final que vai ser exibida para a audiência não estiver de acordo. Elabore um conteúdo relevante e que converse com o usuário de forma inteligente. Capriche na estética, seja um anúncio em imagem ou vídeo. Mostre ao seu público que você pensou com carinho nele.

O cuidado com a criação dos anúncios tem mais um ponto relevante, pois determinados formatos tendem a ser menos “apreciados” pelos internautas. O campeão é o pop-up, onde 73% considera que esse formato atrapalha a experiência. Logo atrás, com 70%, vêm os anúncios em smartphones (falaremos mais sobre isso no próximo tópico), seguido por anúncio em vídeo antes de um conteúdo ser carregado, com 57%; banners online, 43% e campanhas no Facebook, 40%.

Cuidado com anúncios no celular

Já vimos que anúncios no celular são o segundo formato visto como mais inconveniente pelos usuários. Se você sabe que seu público-alvo é heavy user de celular, é bom ser bastante cuidadoso com alguns detalhes, já que mais de 80% dos entrevistados de uma pesquisa do Hubspot com usuários de smartphones gostaria de bloquear todas as formas de anúncios no celular, isso em todas as faixas etárias. Ah, é bom saber que, de acordo com uma pesquisa do IBGE, os smartphones são o principal meio de acesso dos brasileiros à internet.

Evite anúncios que ocupem a tela inteira, pois 73% respondeu ser esse o principal motivo que mais influencia negativamente uma publicidade. Além disso, 65% se incomoda com a propaganda que “segue” o usuário do computador para o celular.

Outro fato interessante é que 22% associam as publicidades ao uso elevado do plano de dados do celular. Por isso, nada de anúncios muito pesados ou longos, até porque 44% dos usuários em geral têm a sensação de que a exibição de anúncios toma muito tempo da navegação.

Pegue leve na frequência

O objetivo de qualquer campanha publicitária é sempre chamar a atenção do público-alvo e fazê-lo se lembrar da sua marca ou produto. Querer colocar uma alta frequência de exibição dos anúncios é algo bastante tentador, mas isso pode irritar os usuários e sua empresa acabar tendo uma imagem negativa na percepção deles.

Inclusive, muito cuidado ao configurar suas campanhas de retargeting, pois 79% das pessoas se sentem “rastreadas” por esse tipo de ação.

Não configure anúncios em vídeo no autoplay

O autoplay é quando o vídeo começa a reproduzir sozinho ao aparecer na tela do usuário. Evite essa estratégia, pois pode tornar a experiência bastante desagradável e constrangedora caso o usuário esteja no celular em um local público com o som ativado.

 

Quais tipos de insights você conseguiu tirar desses dados? Como acha que consegue aperfeiçoar a experiência dos usuários com seus anúncios?

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