As mudanças nos hábitos de consumo do YouTube durante a pandemia

As mudanças nos hábitos de consumo do YouTube durante a pandemia

As mudanças nos hábitos de consumo do YouTube durante a pandemia

O Brandcast é um evento anual que o YouTube realiza para agências e anunciantes. Nessa sexta edição, apresentada virtualmente pelo Porta dos Fundos, a empresa abordou suas produções originais, dados de audiência e projetos comerciais para 2021.

Como novidade, foram divulgados os resultados da primeira edição do estudo Why Video, realizado em diversos países que a plataforma opera, e que teve como objetivo principal entender quais foram as mudanças nos hábitos de consumo na rede durante a pandemia da COVID-19. No Brasil, a pesquisa foi feita em agosto com 2.000 pessoas entre 18 e 65 anos.

De acordo com o estudo, em 2020 o YouTube se tornou a principal plataforma que as pessoas consideram não conseguir mais viver sem. Além disso, 91% disseram ter aumentado o tempo de navegação e 54% pretendem usar ainda mais o canal. Para os criadores de conteúdo, esse aumento do consumo também gerou bons resultados: 1.800 perfis já contabilizam mais de um milhão de seguidores.

YouTube Brandcast | Whindersson e Porta dos Fundos brilham no Originals em  2021 - Canaltech

Já para as marcas, os meios digitais foram uma das principais maneiras de se manter em contato com o público em meio às restrições de isolamento social que marcaram o ano de 2020. Os usuários do YouTube avaliaram positivamente a presença das marcas na plataforma:

  • 44% procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez  durante a pandemia e pretendem manter esse hábito daqui para frente;
  • 36% assistiram reviews de produtos na plataforma;
  • 87% fizeram uma aquisição depois de assistir a um vídeo;
  • 62% acreditam que os anúncios os tornaram mais propensos a considerar uma marca ou produto.

Por conta da quarentena, que obrigou milhões de pessoas a ficarem em casa durante meses, o YouTube ocupou novos espaços nos dia a dia dos usuários, inclusive o de novos aprendizados:

  • 79% dos entrevistados recorreram à plataforma para relaxar;
  • Vídeos de meditação cresceram cerca de 40% em número de visualizações desde 15 de março;
  • 190 milhões de visualizações no Brasil entre março e setembro de vídeos de atividades físicas com termos “em casa” e “sem equipamento”;
  • Vídeos que continham no título “para iniciantes” tiveram mais de 280 milhões de visualizações; “receitas fáceis”  marcaram 1 bilhão de visualizações, e “horta”, “cultivo”, “plantas” e “em casa”, 16 milhões de views no Brasil entre março e setembro;
  • 91%  afirmaram que o YouTube ajudou no aperfeiçoamento de habilidades e interesse;
  • 52% declararam ter aprendido algo novo durante a pandemia e devem usar a plataforma para futuros aprendizados;
  • 80% dos usuários disseram que a plataforma ajudou a transformar ideias em realidade;

 

E você, sentiu que seu consumo de vídeos no YouTube também aumentou durante a pandemia?

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.