Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada

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Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada

Sabe quando uma empresa não é patrocinadora oficial de um evento, mas faz uma propaganda tão boa que você até acha que é? Já, já, vamos mostrar alguns exemplos interessantes, mas essa é a definição de marketing de emboscada ou ambush marketing.

É um tema bastante polêmico e divide opiniões no mundo publicitário. De um lado há a genialidade e criatividade de conseguir chamar a atenção, seja com peças publicitárias, vídeos, ações nas ruas, dentre milhares de outras estratégias. De outro a invasão e ilegalidade de se aproveitar de quem está investindo verdadeiramente naquele evento para fazer acontecer.

Há quem diga que o melhor dos mundos fosse a fusão das mentes criativas do marketing de emboscada e as grandes marcas patrocinadoras, que muitas vezes, pautados no dinheiro que investem, deixam de lado a criatividade para apostar na força do volume de exibição.

O ambush marketing, em muitos casos, é ilegal e prevê certas penas e punições para quem o pratica. Os limites entre a criatividade e a ilegalidade são muito próximos e deve-se tomar bastante cuidado para não os ultrapassar.

Em 2010, por exemplo, a Budweiser era patrocinadora da Copa do Mundo da África do Sul, mas no jogo entre Holanda e Dinamarca, a marca de cervejas Bavaria infiltrou algumas garotas vestidas de laranja na torcida, que chamaram muita atenção e depois a marca revelou que se tratava de uma ação de ambush marketing. A marca foi uma das mais faladas na Copa por sua criatividade.

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Outro exemplo foi esse da Durex com sua linha de preservativos durante as Olimpíadas.

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Nas Olimpíadas de 96, a Nike também chamou muita atenção ao calçar Michael Johnson, que quebraria o recorde mundial, com um tênis dourado. Por se tratar do recorde e de um calçado inusitado, a marca foi uma das mais faladas e fotos foram parar até na capa da revista Times.

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São diversas as formas de aparecer e tirar vantagem de grandes eventos, mas a discussão transita em diversas camadas como: é justo fazer esse tipo de ação enquanto há empresas usando seus recursos para fazer tudo aquilo acontecer? Ou, vale tudo no mundo da publicidade e que vença o mais criativo?

 

E você, o que pensa sobre o marketing de emboscada?

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