A presença de drogas no cinema ao longo do século

A presença de drogas no cinema ao longo do século

A presença de drogas no cinema ao longo do século

Desde que o cinema existe, as drogas, eventualmente, aparecem nas narrativas. Em algumas épocas elas são bastante presentes, em outra nem tanto. Para entender a relação consumo X exibição de drogas nas telonas nas últimas décadas, a Film School, da New York Film Academy Los Angeles, criou um infográfico completo analisando dados de 1900 até a década de 2010.

Confira abaixo alguns highlights:

Frequência com que as drogas apareceram em filmes

Nunca, na história do cinema, as drogas estiveram tão presentes como hoje. Da década de 90 até os anos de 2010, foram contabilizados 546 filmes contendo drogas. A época que vem logo atrás em número foi entre os anos 60 e 70, com 139 aparições. Entre 1900 e 1920, época das produções sem som, foram somados apenas 17 filmes, o que coloca esse período como o mais “limpo” na história.

Os filmes mais notáveis nesse aspecto em cada era são:

  • 1900 à década de 1920: Mystery of the leaping fish (1916)
  • Décadas de 1930 a 1950: Reefer Madness (1936)
  • Décadas de 1960 a 1970: Easy Rider (1969)
  • Décadas de 1980: Scarface (1983)
  • Décadas de 1990 a 2012: Requiem for a Dream (2000)

Uso de drogas nos Estados Unidos

O infográfico também compara o aumento/diminuição do uso de determinadas drogas com o número de vezes que essa mesma droga aparece em filmes.

Veja, abaixo, o caso da cocaína: a partir da década de 80, houve uma queda drástica no número de usuários americanos, enquanto a quantidade de filmes que trazem a droga cresceu exponencialmente, passando de 19 para 94 nos anos 2000.

Com a maconha, a história foi diferente. Com seu primeiro auge de aparições em filmes no início da década de 70, a maconha ainda era timidamente consumida. Na década seguinte, o consumo começou a subir enquanto os filmes que traziam maconha tiveram queda de 31 para 10. A partir do fim dos anos 80, o consumo da droga se manteve relativamente estável enquanto que as produções tiveram um salto para 105 no fim dos anos 2000.

Agora, passando para a questão criativa, você já se perguntou como são gravadas as cenas em que os atores usam drogas no cinema?

Manter a segurança e preservar a saúde dos atores é primordial. Por isso, nada de drogas reais no set de filmagem, mas criar uma aparência o mais verossímil possível também é fundamental para dar realismo à cena.

Em Breaking Bad, a metanfetamina era, na verdade, um tipo de doce. Cocaína costuma ser uma mistura de massa de panqueca com chocolate em pó, para garantir não só a textura mas também que a cor seja o mais parecida possível. Heroína costuma ser uma simples mistura de açúcar mascavo e água. No caso das drogas injetáveis, quando aparecem cenas da agulha “perfurando” a pele, aquilo nada mais é do que uma seringa “retrátil”, onde a agulha entra de volta na seringa conforme o líquido é “injetado”.

Ficou curioso para saber mais truques de cinema para o uso de drogas? Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.