A internet e a comunicação interna para enfrentar o coronavírus

internet e a comunicação interna

A internet e a comunicação interna para enfrentar o coronavírus

O coronavírus parou o mundo.

Poderia parecer exagero uma frase como essa em outros tempos, mas ela é quase que literal.

Com a maioria das pessoas em casa para evitar a rápida disseminação da doença, recorrer à internet para conversar com os funcionários se tornou a principal – e única – alternativa para muitas empresas.

Além de alinhar as questões práticas de trabalho em si, as ferramentas de comunicação interna são essenciais para ajudar, também, na conscientização e prevenção da COVID-19.

Veja como algumas dessas ferramentas podem ajudar sua empresa a lidar com o dia a dia e o combate ao coronavírus:

TV corporativa

Para as empresas que não podem parar, como hospitais, farmácias, mercados, postos de gasolinas e afins, a TV corporativa é uma excelente forma de se comunicar com os colaboradores.

É um canal fundamental para passar informações reais sobre a doença, medidas que a empresa tem adotado para evitar a propagação do vírus dentro do ambiente de trabalho, modos de prevenção e como lavar e higienizar as mãos. Tudo isso sem precisar reunir todos os funcionários em uma sala – medida que deve ser evitada em tempos de pandemia.

Redes sociais internas

Se sua empresa atua em um tipo de mercado que permite que os funcionários trabalhem de home office, as redes sociais internas são uma forma rápida e fiel de transmitir mensagens aos colaboradores remotos. Seja por meio de uma página interna no Instagram, grupos no Facebook ou WhatsApp, essas redes permitem enviar informações importantes sobre a empresa, atualizações sobre a doença e formas de prevenção, e deixar todo mundo “no mesmo barco”, além de permitirem a troca de mensagens entre todos os envolvidos.

Outra forma de aproveitar as redes sociais é estimular uma espécie de happy hour virtual entre os colegas depois do expediente. Assim, o senso de equipe se mantém firme mesmo com o distanciamento e proporciona um momento de descontração entres os funcionários.

Videoconferência

Os aplicativos de videoconferência, como Hangouts, FaceTime, Skype e outros, são uma excelente forma de manter a equipe unida por meio de reuniões à distância. Além de ser uma forma prática para alinhar estratégias, planos de ação e próximos passos com todos (ou os principais) envolvidos e manter a equipe na mesma linha, pode ser uma maneira de todos compartilharem as medidas que estão usando de enfrentamento ao isolamento social, prevenção da doença e até a forma como estão se organizando para fazer o home office funcionar.

Fizemos um post com 5 dicas para fazer reuniões por vídeo em tempos de home office.

 

Vale lembrar: independentemente da ferramenta ou meio escolhido para transmitir notícias e conversar com os funcionários, é importante que qualquer orientação ou notícia veiculada seja de fontes seguras e confiáveis.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.