7 dicas para youtubers iniciantes

dicas para youtubers iniciantes

7 dicas para youtubers iniciantes

Até pouco tempo atrás, todo mundo que tinha algo a dizer ou queria ser famoso sonhava em aparecer na televisão. Hoje, o desejo é ter um canal no YouTube, a maior plataforma de vídeos online do mundo. Afinal, com um alcance de quase 2 BIlhões de usuários conectados por mês, quem não quer?

Criar um canal no YouTube está ao alcance de qualquer pessoa com acesso à internet. Mas, daí a ganhar seguidores e fazer disso uma profissão, é uma realidade bem diferente. Abaixo, listamos 7 dicas para youtubers iniciantes fazerem vídeos com mais qualidade e profissionalismo para ajudar nessa empreitada!

1. Mantendo o interesse em alta

Os primeiros segundos são essenciais para garantir o sucesso, ou não, do seu vídeo. Sim, segundos, não minutos. São nos primeiros míseros 10 segundos que uma pessoa decide se vai continuar assistindo seu vídeo ou pular para qualquer outra coisa que esteja fazendo. Ela já se interessou pelo seu vídeo. Entre tantos, escolheu clicar no seu. Por isso, é preciso manter esse interesse e curiosidade para que ela queira ficar até o final.

Certos truques funcionavam muito bem na televisão antigamente, como fazer aquele mega suspense de quem será o entrevistado do dia, ou ficar “enchendo linguiça”, repetindo as mesmas informações só para manter o telespectador no canal até o final. Porém, essas estratégias tendem a não dar muito certo no YouTube. Vamos lembrar que há uma quantidade infinita de diversos outros conteúdos a um clique de distância de qualquer um, dentro e fora da plataforma.

Sendo assim, exponha o assunto principal no começo do vídeo. Deixe o usuário saber, logo de cara, o que ele está prestes a assistir.

2. Deixe a vinheta para depois

Fazendo um gancho com o tópico anterior, não “gaste” esses preciosos segundos iniciais com a vinheta. Isso pode interromper o fluxo de interesse do usuário e deixá-lo sem paciência para continuar assistindo. Inclusive, mesmo quando inserida depois da introdução principal do vídeo, a vinheta deve ser breve, cerca de 5 a 7 segundos.

3. Destaque-se!

O título e a miniatura são o primeiro contato que uma pessoa tem com seu vídeo. Escolha o título a dedo. Capriche na foto. Chame atenção. Mas calma, cuidado com essa parte! Existe uma estratégia que pouco agrada os usuários chamada clickbait, quando o título é sensacionalista somente para atrair cliques e tem pouca relação com o conteúdo de fato.

Por exemplo, pense num vídeo com o título “Grávida” e a foto da youtuber com cara de susto como miniatura. A impressão imediata é a de que a dona do canal em questão está grávida, certo? Isso atiça a curiosidade das pessoas para saber mais sobre a novidade. E pá, chuva de cliques! Porém, ao assistir ao vídeo, você percebe que, durante todo um conteúdo que não tinha relação nenhuma com gravidez, em uma conversa aleatória, a youtuber fez uma brincadeira dizendo que anda com tanta fome naquele dia que é como se estivesse grávida.

Bem chato, né? É como agir de má fé só para ganhar visualizações.

isso é perigoso porque, naquele exato momento, o objetivo de acumular views é cumprido. Porém, os usuários não são bobos e se sentem enganados com tal atitude, formando uma impressão negativa sobre o canal e a pessoa. Para quem quer crescer de forma estruturada, isso não rende bons frutos.

4. Faça do roteiro seu melhor amigo

Independente do assunto do vídeo, mesmo que seja um que você domine 100%, elabore um roteiro antes. A ideia não é engessar e perder a naturalidade na hora de gravar. Muito pelo contrário.

Ao preparar o roteiro, você consegue lembrar de todos os tópicos importantes, elaborar a melhor ordem para expor os fatos a fim de criar uma linha de raciocínio coerente, ter ideias para deixar a edição mais caprichada e que ajude no entendimento, etc. E é isso que te permite ter liberdade e espontaneidade na hora de gravar porque sua única preocupação é com o momento da gravação, sem precisar ficar pensando nos temas, ordem, tentando não esquecer dos assuntos. Com um roteiro em mãos, você fica mais livre para falar em frente às câmeras porque tem toda a ideia do vídeo bem estruturada.

5. Facilite a vida de quem te assiste

Lembra das redações de escola, onde o último parágrafo sempre tinha que ser a conclusão? Nos seus vídeos do YouTube funciona mais ou menos igual. Ao finalizar o vídeo, faça um “resumão” ou uma recapitulação de tudo o que foi abordado. Isso ajuda a sintetizar aquele conteúdo na mente dos usuários. Mas seja breve! Não é para ficar se repetindo e dando voltas.

Pense só: você passou 15 minutos falando sobre sua experiência com o Apple Watch Series 4. Que tal finalizar o vídeo listando, em poucos segundos, os principais pontos fortes e fracos? Com certeza, o usuário vai terminar de te assistir com uma impressão muito mais completa e clara sobre seu conteúdo.

6. Calma, não precisa correr

Por razões óbvias, vídeos curtos têm mais chances de serem assistidos até o final. Porém, há ressalvas nessa constatação. Em redes de consumo rápido, como Facebook e Instagram, isso faz sentido por causa da forma como as pessoas interagem e consomem nessas redes. Porém, no YouTube pode ser diferente. Quem acessa a plataforma está esperando um conteúdo mais elaborado. Não necessariamente longo, porém mais aprofundado.

Muitos youtubers ficam com medo do vídeo ficar longo e acabam abreviando um assunto que tinha potencial para ser mais interessante e aprofundado. O ponto aqui não é enrolar. É ser realista e agregar.

Se alguém está considerando comprar um Apple Watch Series 4 e foi no YouTube para saber se o investimento vale à pena, não será um vídeo de 3 minutos que dará essa resposta. A pessoa quer saber de detalhes, funcionalidades, aplicativos, usabilidade, praticidade, duração da bateria. Então, tudo bem o vídeo ter 8, 10, 15, 20, 30 minutos! Tudo depende do assunto e qual o objetivo do vídeo que você está gravando. Se o vídeo for dinâmico, com ritmo e recheado de informações úteis, as pessoas vão querer ouvir o que você está dizendo.

7. Mantenha o ritmo e seja você

Falando em ritmo, é importante não deixar a peteca cair durante o vídeo. Não importa se o vídeo tem 2 ou 20 minutos, o ritmo tem que ser mantido elevado para não deixar os usuários perderem o interesse. Nada de pausas muito longas ou situações que mostrem insegurança ou desconforto.

É natural não se sentir tão á vontade em frente às câmeras logo no começo. Por isso, use recursos para te ajudar, como elaborar um roteiro e se apropriar do conteúdo que você vai abordar. Faça da edição sua melhor amiga para deixar o vídeo mais dinâmico, interessante, divertido e como apoio para dados importantes.

Outro ponto que faz a diferença para ganhar o coração dos seguidores é ser você mesmo. Não tente copiar youtubers que já fazem sucesso como se isso fosse uma receita de bolo. Mostre sua personalidade, seu jeito. Haja naturalmente, converse com a câmera como você conversa com seu melhor amigo. É isso que vai fazer o SEU diferencial e conquistar a audiência.

 

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