6 coisas para pensar antes de fazer um vídeo


Se você decidiu investir em fazer um bom vídeo, parabéns! Em pouco tempo, você vai descobrir que investiu na melhor ferramenta de marketing e vendas da atualidade.

Para te ajudar a conseguir ainda mais resultados com essa ferramenta, queremos deixar aqui algumas dicas do que você precisa pensar antes de começar a produzir esse vídeo.

1 – Onde você vai divulgar esse vídeo?

Se pergunte: quando seu vídeo estiver pronto, onde ele será exibido? Pense que se um filme é incrível, mas não é assistido por ninguém, não vai te trazer nenhum resultado.

Você quer divulgá-lo nas redes sociais? Então antes de qualquer coisa, invista em uma boa estratégia de marketing digital. Quer usá-lo em seu site? Pense antes se seu site foi construído usando boas práticas de SEO. O objetivo é exibi-lo em um grande evento? Verifique se o espaço da sua empresa foi planejado para que o vídeo possa ser adequadamente assistido pelo público. É para usá-lo em reuniões de negócios? É preciso ter dispositivos apropriados para exibição e materiais de apoio.

Esses são alguns exemplos. Adapte-os às suas necessidades. Pense onde exibirá seus vídeos e no que você precisa fazer para que o maior número possível de pessoas o assistam.

2 – Tenha muito claro qual seu objetivo principal com esse vídeo.

Muitas vezes um vídeo é feito para atingir mais de um objetivo. Por exemplo, você pode querer fazer um institucional para mostrar aos clientes que sua empresa passou por mudanças e, em um segundo momento, usá-lo em reuniões para conquistar novos clientes e em treinamentos para alinhar a postura dos seus funcionários. Nenhum problema em ter mais de um objetivo, mas você precisa ter muito claro qual desses é o seu objetivo principal. Não dá para falar com todos os públicos ao mesmo tempo. E, se você tentar, vai acabar não falando com nenhum.

Entenda qual seu objetivo principal e tome todas as decisões ligadas ao seu vídeo com ele em mente. Cada vez que surgir um impasse (como, por exemplo, alguma informação que seja interessante para seus funcionários, mas que não seja boa para passar aos seus clientes), é o seu objetivo principal que dará a palavra final. Bons roteiristas vão te ajudar a atender aos demais objetivos sem perder de vista o fundamental.

3 – Conheça seu público.

Vamos repetir o que falamos ali em cima: se um vídeo é bom, mas ninguém o assiste, ele não te servirá de nada. Então defina para quem esse vídeo será destinado e pesquisa sobre seu público. Quem é essa pessoa? Quantos anos? Qual cargo exerce? Está em qual classe social? O que ela gosta de assistir? Em que formato? Em que plataforma? Que emoção a faz decidir por uma compra? Lembre-se: não adianta fazer um vídeo que você goste, mas que seu público não queira assistir.

4 – Assista a muitos vídeos, principalmente dos seus concorrentes.

A menos que você trabalhe em uma produtora de vídeos, é normal ter poucas referências sobre o assunto, por isso procure saber o que os outros estão produzindo. Veja o que deu certo ou errado e use a seu favor. Assista também a vídeos produzidos em outros países. Isso vai te ajudar a ter ideias diferentes dos seus concorrentes brasileiros.

5 – Otimize seu investimento

Um vídeo pode gerar subprodutos. Por exemplo, pense em um institucional, que entrevistou os três sócios de uma empresa. Talvez fosse possível produzir a partir dele alguns vídeos curtos, com trechos dessas entrevistas e divulgá-los nas redes sociais. Isso é uma maneira de otimizar seu investimento.

6 – Monte um pequeno briefing

Se possível, faça isso internamente antes mesmo de entrar em contato com uma produtora de vídeos. Procure responder questões importantes:

  • Por que você precisa desse vídeo?
  • Onde você irá usá-lo?
  • Quem irá assisti-lo?
  • Há outros vídeos que você tenha assistido que gostaria de usar como referência?
  • Há algum evento a ser filmado? Em que data será e qual o cronograma do evento?
  • Há espaços a serem filmados ou pessoas a serem entrevistadas? Liste-os.
  • Você gostaria de usar alguma animação para ajudar a passar melhor as informações? Que tipo de animação?
  • Qual seu orçamento?
  • Qual seu cronograma? Há alguma data ou evento em que você precisará usar esse material (lembre-se que quanto mais tempo puder ser dedicado ao vídeo, melhor será o resultado final e mais econômica deverá ficar sua produção).

Essas são apenas algumas sugestões. Pense em tudo que você já sabe ou já conversou sobre o vídeo que deseja e passe o maior número que informações que puder à produtora que irá te ajudar nessa demanda.

Quer saber mais sobre como produzir bons vídeos? Assine nossa newsletter e receba mais dicas.

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.