5 tendências de marketing digital para 2021

5 tendências de marketing digital para 2021

5 tendências de marketing digital para 2021

2021 chegou chegando e, apesar de ainda estarmos no meio de uma pandemia – e justamente por conta disso -, a presença na internet nunca foi tão crucial para os negócios quando agora.

Confira as 5 principais tendências de marketing digital para 2021 e veja como sua empresa pode se adaptar e sair na frente nesse ano ainda ceio de incertezas:

Interatividade

As pessoas querem interagir. Especialmente porque foram privadas do contato social durante o ano de 2020, a vontade de interagir, participar, pertencer só aumentou. A interação ajuda o usuário a se envolver e engajar com o conteúdo e com a marca.

Mas você sabe o que são conteúdos REALMENTE interativos? Antes de sair por aí abrindo caixinha de perguntas no Instagram, recomendamos ler esse post que explica o que é agenciamento e sua importância na interatividade.

Interatividade tecnológica e sua influência na escolha do consumidor - Blog Qualipix

Conexão

Não estamos falando da sua banda larga. Em um ano tão difícil como 2020, as pessoas cada vez mais procuraram por marcas mais humanas, que não apenas visam o lucro a qualquer custo.

Mostrar os valores e propósitos que sua empresa defende não pode estar apenas na descrição de “quem somos” no seu site. É preciso não só demonstrar, como SER mais humano. Humanizar sua empresa e sua comunicação ajuda a criar maior conexão com o seu público, que enxerga na marca algo muito mais valioso do que os serviços ou produtos do catálogo.

Mas é preciso que essa humanização seja real e genuína, pois quando é só mais uma estratégia de marketing não se sustenta por muito tempo 😉

6 dicas para humanizar sua marca nas redes sociais

Análise de dados

Nunca houve tanta informação disponível no mundo. Qualquer plataforma de marketing digital fornece dados e mais dados acerca do desempenho do seu conteúdos, anúncios e interações. Então, use isso a seu favor.

Ao invés de sair criando conteúdo freneticamente só porque dizem que é isso que você deve fazer para “agradar” aos algoritmos, pare, analise e entenda quais são os resultados que sua estratégia de marketing está apresentando. Se for necessário, diminua a quantidade para priorizar a qualidade do conteúdo. Assim, você realmente consegue se conectar com seu público apresentando conteúdos que agregam valor a quem consome.

Essa é uma tendência chamada slow content, literalmente, “conteúdo lento”, que vai de encontro ao modus operandi que rege o conteúdo digital nos dias de hoje.

“Trechos em destaque” do Google

Você já deve ter reparado que, já há algum tempo, o Google exibe respostas prontas na sua página de pesquisa, sem que você precise clicar em nenhum link. Os featured snippets são trechos em destaque que a plataforma entende responder à dúvida do usuário de forma mais rápida.

Você deve estar pensando que essa ferramenta vai levar menos pessoas para o seu site, ao passo que elas já vão ter a informação que procuram disponível na página de busca. Depende, basta usar essa facilidade ao seu favor. Pode ser que seu tráfego orgânico realmente diminua, mas o importante é direcionar o usuário para realizar a ação que você deseja.

Aparecer no trechos em destaque cria a sensação de que sua página é uma autoridade no assunto, aumentando a confiança e credibilidade.

Google's Featured Snippets: How to Get Your Content to Appear

Reels e Tik Tok

Em plena pandemia, o Tik Tok se tornou o aplicativo mais baixado em um trimestre em todos os tempos, com 315 milhões de downloads nos primeiros três meses de 2020. Não há dúvidas de que o app chinês, conhecido por seus vídeos curtos, divertidos e de fácil edição virou febre no mundo todo, especialmente entre os mais jovens – tanto que o Instagram também lançou sua própria versão dentro da plataforma, o Reels.

Mas será que “cabe” colocar sua empresa nesse tipo de rede social? Bem, saiba que em uma pesquisa recente, o Tik Tok foi a rede social que teve melhor aceitação dos usuários para publicidade, justamente porque os conteúdos publicitários feitos lá tem tudo a ver com a dinâmica da plataforma, gerando maior engajamento.

@nbaKyrie acknowledges the @cavs tribute 💍 @brooklynnets ##nba ##kyrieirving

♬ original sound – NBA


Quer saber como fazer? Confira dicas de como as marcas podem criar conteúdo no Tik Tok e Reels.

 

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