4 erros na hora de produzir conteúdo por não conhecer sua audiência

erros na hora de produzir conteúdo

4 erros na hora de produzir conteúdo por não conhecer sua audiência

Você tem conhecimento sobre alguma coisa que gostaria de compartilhar com as pessoas? Adoraria produzir um conteúdo sobre um tema que domina? Tem várias ideias de como e onde falar sobre isso?

Então, esse post é para você! Antes de sair por aí produzindo conteúdo na internet, o primeiro passo precisa ser conhecer sua audiência. Só assim você vai saber de que jeito, quando, como e onde fazer seu conteúdo chegar até ela.

Errar o tom

Se você conhece sua audiência, sabe como ela se comunica. Produzir um conteúdo com a linguagem e tom certos é fundamental para que seu público se identifique e se engaje com você.

Seu conteúdo é mais técnico ou de entretenimento? Seu público fala usa gírias ou prefere uma linguagem mais séria e formal?

Imagine uma situação de conversa real com alguém que tem mesmo perfil da sua audiência. Como você se comunicaria com ela pessoalmente? Observe isso e leve essa forma ao seu conteúdo.

Errar o lugar

Se sua audiência é super jovem, moderna e ultra conectada, talvez produzir textos enormes e com pouca interação não seja o caminho de chegar até ela.

Ao passo que, se seu público são executivos mais velhos, é provável que vídeos nos Stories do Instagram não sejam o caminho.

Você tem que estar onde sua audiência mais consome conteúdo na internet. São nas redes sociais? Por meio de vídeos? Preferem ler, ver ou ouvir? Afinal, de nada adianta despender horas e energia para produzir um conteúdo de qualidade se você não vai atingir quem precisa.

Errar o formato

Ok, você entendeu que seu público gosta muito de vídeos. Mas são vídeos de 5, 10 ou 30 minutos? Ou que sua audiência é mais para o texto. Mas são textos de 3 linhas, 300 palavras ou 400 páginas?

Teste os diferentes formatos e entenda aquele que promove maior engajamento do seu público, aquele que rende mais comentários, que as pessoas comentam, discutem e compartilham.

Errar no comprometimento

Então, você fez todo o estudo para conhecer sua audiência está produzindo um conteúdo de excelente qualidade com a linguagem apropriada, no formato e local adequados, mas coloca algo novo uma vez a cada dois meses – e olha lá.

Para ter sucesso como produtor de conteúdo, não só é preciso trazer público novo como manter fiel aqueles que já chegaram até você. E, para isso, é preciso consistência e comprometimento. Publicar algo vez ou outra não vai engajar a audiência. Falar que vai ter conteúdo novo toda semana e aparecer uma vez no mês, além de causar desinteresse nas pessoas que querem te seguir, abala sua imagem como produtor de conteúdo.

É importante lembrar que reputação é fundamental no universo dos produtores de conteúdo, por isso, cumpra com o prometido e cuide com carinho do seu público 😉

 

Agora que você já sabe onde não errar com sua audiência, qual tipo de conteúdo vai começar a produzir? Se precisar fazer vídeos, chama a gente!

Receba nossos artigos!
Nós respeitamos sua privacidade.